Geografia - 5º ano
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
O SUJEITO E SEU LUGAR NO MUNDO | Dinâmica populacional. | Urbanização e crescimento populacional do Paraná. | (PR.EF05GE01.s.5.1) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Descrever e analisar dinâmicaspopulacionais na Unidade da Federação em que vive, estabelecendo relações entre migrações e condições de infraestrutura. | (PR.EF05GE02.a.5.3) Identificar diferenças étnico-raciais e étnicoculturais e desigualdades sociais entre grupos em diferentes territórios, observando as condições de saúde, educação, produção e acesso a bens e serviços, entre as diferentes comunidades. (Conteúdo: Diferenças étnico raciais, étnicos culturais e as desigualdades sociais). | |
O SUJEITO E SEU LUGAR NO MUNDO | Dinâmica populacional. | Urbanização e crescimento populacional do Paraná. | (PR.EF05GE01.s.5.1) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Descrever e analisar dinâmicaspopulacionais na Unidade da Federação em que vive, estabelecendo relações entre migrações e condições de infraestrutura. | (PR.EF05HI01.s.5.01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado. (Conteúdos: Nomadismo e sedentarismo na formação das primeiras sociedades). | |
O SUJEITO E SEU LUGAR NO MUNDO | Dinâmica populacional. | Dinâmicas populacionais paranaenses no contexto do Brasil e da América do Sul. |
(PR.EF05GE01.s.5.1) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Descrever e analisar dinâmicaspopulacionais na Unidade da Federação em que vive, estabelecendo relações entre migrações e condições de infraestrutura. | (PR.EF05HI07.s.5.28) Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória. (Conteúdo: Comunicação e registros de memória). |
Comentário: A partir desse objetivo, é possível desenvolver um trabalho com análise de dados demográficos, tomando como referência a realidade brasileira e o espaço de vivência dos estudantes. Para isso, sugere-se um projeto interdisciplinar com o componente Matemática, de leitura numérica de porcentagem (EF05MA06) e/ou interpretação de dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos (PR.EF05MA24.s.5.36). Além de dados relativos ao crescimento e à composição etária e étnico-racial da população do Brasil, é possível propor atividades relacionadas à desigualdade social e regional do país e refletir sobre suas razões e formas de atenuá-las. Pode-se realizar essa análise, por exemplo, com base em dados educacionais, renda salarial, disparidade de rendimento entre homens e mulheres, acesso a saneamento, moradia ou alfabetização, entre outros. Também vale dar ênfase à temática da migração, analisando os fluxos externos e internos de migrantes na Unidade da Federação onde vivem os estudantes. Esse objetivo permite aproximação com os temas contemporâneos transversais Diversidade Cultural e Processo de Envelhecimento, Respeito e Valorização do Idoso.
A fim de valorizar a multiculturalidade da população brasileira, pode ser realizado também um trabalho conjunto com o componente História sobre o papel das culturas na composição identitária dos grupos e povos (objetivos (PR.EF05HI01.s.5.01) e (PR.EF05HI07.s.5.28).
A fim de valorizar a multiculturalidade da população brasileira, pode ser realizado também um trabalho conjunto com o componente História sobre o papel das culturas na composição identitária dos grupos e povos (objetivos (PR.EF05HI01.s.5.01) e (PR.EF05HI07.s.5.28).
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
O SUJEITO E SEU LUGAR NO MUNDO | A divisão política administrativa do Brasil. | Unidades Político Administrativas da Federação Brasileira (Estados). |
(PR.EF04GE05.s.4.3) Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região), suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência. |
(PR.EF05GE.n.5.2) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Identificar as unidades político-administrativas da Federação Brasileira (Estados), para compreender a formação das cinco regiões da Federação. | (PR.EF05GE01.s.5.1) Descrever e analisar dinâmicas populacionais na Unidade da Federação em que vive, estabelecendo relações entre migrações e condições de infraestrutura. (Conteúdos: Urbanização e crescimento populacional do Paraná; dinâmicas populacionais paranaenses no contexto do Brasil e da América do Sul). |
O SUJEITO E SEU LUGAR NO MUNDO | A divisão política administrativa do Brasil. | Regiões do Brasil: (população, clima, vegetação, relevo e hidrografia). |
(PR.EF04GE05.s.4.3) Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região), suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência. |
(PR.EF05GE.n.5.2) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Identificar as unidades político-administrativas da Federação Brasileira (Estados), para compreender a formação das cinco regiões da Federação. | (PR.EF05GE01.s.5.1) Descrever e analisar dinâmicas populacionais na Unidade da Federação em que vive, estabelecendo relações entre migrações e condições de infraestrutura. (Conteúdos: Urbanização e crescimento populacional do Paraná; dinâmicas populacionais paranaenses no contexto do Brasil e da América do Sul). |
O SUJEITO E SEU LUGAR NO MUNDO | A divisão política administrativa do Brasil. | O Brasil no mundo. | (PR.EF04GE05.s.4.3) Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região), suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência. |
(PR.EF05GE.n.5.2) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Identificar as unidades político-administrativas da Federação Brasileira (Estados), para compreender a formação das cinco regiões da Federação. | (PR.EF05GE01.s.5.1) Descrever e analisar dinâmicas populacionais na Unidade da Federação em que vive, estabelecendo relações entre migrações e condições de infraestrutura. (Conteúdos: Urbanização e crescimento populacional do Paraná; dinâmicas populacionais paranaenses no contexto do Brasil e da América do Sul). |
O SUJEITO E SEU LUGAR NO MUNDO | A divisão política administrativa do Brasil. | Unidades Político Administrativas da Federação Brasileira (Estados). |
(PR.EF04GE05.s.4.3) Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região), suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência. |
(PR.EF05GE.n.5.2) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Identificar as unidades político-administrativas da Federação Brasileira (Estados), para compreender a formação das cinco regiões da Federação. | (PR.EF05GE08.a.5) Analisar transformações de paisagens nas cidades, comparando sequência de fotografias, fotografias aéreas e imagens de satélite de épocas diferentes, destacando semelhanças e diferenças em relação a ritmos das mudanças. (Conteúdos: Observação das transformações das paisagens urbanas a partir de sequência de fotografias, fotografias aéreas e imagens de satélite de épocas diferentes; coordenadas geográficas, (linhas imaginárias: paralelos, meridianos, trópicos, linha do equador); continentes e suas principais características; os oceanos). |
O SUJEITO E SEU LUGAR NO MUNDO | A divisão política administrativa do Brasil. | Regiões do Brasil: (população, clima, vegetação, relevo e hidrografia). |
(PR.EF04GE05.s.4.3) Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região), suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência. |
(PR.EF05GE.n.5.2) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Identificar as unidades político-administrativas da Federação Brasileira (Estados), para compreender a formação das cinco regiões da Federação. | (PR.EF05GE08.a.5) Analisar transformações de paisagens nas cidades, comparando sequência de fotografias, fotografias aéreas e imagens de satélite de épocas diferentes, destacando semelhanças e diferenças em relação a ritmos das mudanças. (Conteúdos: Observação das transformações das paisagens urbanas a partir de sequência de fotografias, fotografias aéreas e imagens de satélite de épocas diferentes; coordenadas geográficas, (linhas imaginárias: paralelos, meridianos, trópicos, linha do equador); continentes e suas principais características; os oceanos). |
O SUJEITO E SEU LUGAR NO MUNDO | A divisão política administrativa do Brasil. | O Brasil no mundo. | (PR.EF04GE05.s.4.3) Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região), suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência. |
(PR.EF05GE.n.5.2) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Identificar as unidades político-administrativas da Federação Brasileira (Estados), para compreender a formação das cinco regiões da Federação. | (PR.EF05GE08.a.5) Analisar transformações de paisagens nas cidades, comparando sequência de fotografias, fotografias aéreas e imagens de satélite de épocas diferentes, destacando semelhanças e diferenças em relação a ritmos das mudanças. (Conteúdos: Observação das transformações das paisagens urbanas a partir de sequência de fotografias, fotografias aéreas e imagens de satélite de épocas diferentes; coordenadas geográficas, (linhas imaginárias: paralelos, meridianos, trópicos, linha do equador); continentes e suas principais características; os oceanos). |
Comentário: Esse objetivo contribui para o conhecimento do espaço geográfico brasileiro, tanto em relação à sua organização territorial (com suas múltiplas escalas e hierarquias) quanto em relação à sua estrutura política-administrativa. Possibilita, ainda, desenvolver princípios do raciocínio geográfico como orientação, distribuição e conexão, alémdo próprio princípio de localização (com a identificação de municípios, unidades político-administrativas e regiões). Ao abordar a esfera da representatividade política, identificando os principais governantes e suas atribuições, torna-se importante desenvolver práticas que levem o estudante a reconhecer que existem diferentes modos de construir a cidadania, valorizando o exercício democrático e a promoção do bem-estar comum. Esse objetivo permite aproximação com o ODS 16.
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
CONEXÕES ESCALAS | Território, redes urbanização. | Funções urbanas das cidades. | (PR.EF05GE03.a.5.4) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Identificar as formas e funções das cidades e analisar as mudanças sociais, econômicas e ambientais provocadas pelo seu crescimento, a partir de atividades realizadas por essas formações urbanas, como as políticas administrativas, turísticas, portuárias, industriais, etc. |
(PR.EF05GE08.a.5.6) Analisar transformações de paisagens nas cidades, comparando sequência de fotografias, fotografias aéreas e imagens de satélite de épocas diferentes, destacando semelhanças e diferenças em relação a ritmos das mudanças. (Conteúdo: Observação das transformações das paisagens urbanas a partir de sequência de fotografias, fotografias aéreas e imagens de satélite de épocas diferentes; Coordenadas Geográficas, (linhas imaginárias: paralelos, meridianos, trópicos, linha do equador); continentes e suas principais características; os oceanos). | |
CONEXÕES ESCALAS | Território, redes urbanização. | Expansão urbana. | (PR.EF05GE03.a.5.4) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Identificar as formas e funções das cidades e analisar as mudanças sociais, econômicas e ambientais provocadas pelo seu crescimento, a partir de atividades realizadas por essas formações urbanas, como as políticas administrativas, turísticas, portuárias, industriais, etc. |
(PR.EF05GE09.a.5.7) Estabelecer conexões e hierarquias entre diferentes cidades, utilizando mapas temáticos e representações gráficas, como mapas, croquis, plantas, imagens de satélites, fotografias aéreas, desenvolvendo noções e conceitos básicos de cartografia, para a identificação de dados naturais e socioeconômicos. (Conteúdo: Conexões hierárquicas entre as cidades; conceitos básicos de cartografia, aplicação e uso de mapas temáticos e representações gráficas como mapas, croquis, plantas, imagens de satélites, fotografias aéreas). |
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CONEXÕES ESCALAS | Território, redes urbanização. | Expansão urbana. | (PR.EF05GE03.a.5.4) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Identificar as formas e funções das cidades e analisar as mudanças sociais, econômicas e ambientais provocadas pelo seu crescimento, a partir de atividades realizadas por essas formações urbanas, como as políticas administrativas, turísticas, portuárias, industriais, etc. |
(PR.EF05GE10.a.5.11) Reconhecer e comparar atributos da qualidade ambiental e algumas formas de poluição dos cursos de água e dos oceanos (esgotos, efluentes industriais, assoreamento, poluição por pesticidas, marés negras etc.), compreendendo o impacto das ações humanas sobre a natureza do ponto de vista socioambiental. (Conteúdo: Impacto das ações humanas sobre a natureza). |
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CONEXÕES ESCALAS | Território, redes urbanização. | Expansão urbana. | (PR.EF05GE03.a.5.4) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Identificar as formas e funções das cidades e analisar as mudanças sociais, econômicas e ambientais provocadas pelo seu crescimento, a partir de atividades realizadas por essas formações urbanas, como as políticas administrativas, turísticas, portuárias, industriais, etc. |
(PR.EF05GE11.a.5.12) Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico, destruição de nascentes etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas. (Conteúdo: Problemas ambientais causados pela ação do homem; ações para minimização e/ou solução dos problemas ambientais). |
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CONEXÕES ESCALAS | Território, redes urbanização. | Expansão urbana. | (PR.EF05GE03.a.5.4) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Identificar as formas e funções das cidades e analisar as mudanças sociais, econômicas e ambientais provocadas pelo seu crescimento, a partir de atividades realizadas por essas formações urbanas, como as políticas administrativas, turísticas, portuárias, industriais, etc. |
(PR.EF05GE12.a.5.13) Identificar órgãos do poder público e canais de participação social responsáveis por buscar soluções para a melhoria da qualidade de vida (em áreas como meio ambiente, mobilidade, moradia, saúde, educação e direito à cidade) e discutir as propostas implementadas por esses órgãos que afetam a comunidade em que vive. (Conteúdo: Qualidade de vida como direito; canais de participação social e órgãos do poder público; importância do respeito às regras de trânsito e as consequências do não cumprimento dessas regras). |
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CONEXÕES ESCALAS | Território, redes urbanização. | Expansão urbana. | (PR.EF05GE03.a.5.4) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Identificar as formas e funções das cidades e analisar as mudanças sociais, econômicas e ambientais provocadas pelo seu crescimento, a partir de atividades realizadas por essas formações urbanas, como as políticas administrativas, turísticas, portuárias, industriais, etc. |
(PR.EF05HI01.s.5.01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado. (Conteúdo: Nomadismo e sedentarismo na formação das primeiras sociedades). | |
CONEXÕES ESCALAS | Território, redes urbanização. | Expansão urbana. | (PR.EF05GE03.a.5.4) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Identificar as formas e funções das cidades e analisar as mudanças sociais, econômicas e ambientais provocadas pelo seu crescimento, a partir de atividades realizadas por essas formações urbanas, como as políticas administrativas, turísticas, portuárias, industriais, etc. |
(PR.EF05HI07.s.5.28) Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória. (Conteúdo: Comunicação e registros de memória). |
Comentário: O desenvolvimento desse objetivo permite identificar características, formas e funções das cidades no Brasil. Esse tema será retomado no próximo ano a partir da análise das origens dessa importante forma de organização espacial. Nesse momento, importa promover a introdução de atividades que evidenciem que a maior parte das cidades brasileiras surge de modo espontâneo, não planejadas, podendo ter múltiplas funções urbanas (ex.: político-administrativa, portuária, religiosa, industrial e turística). Vale desenvolver atividades que evidenciem que as cidades estão interconectadas com o campo e outras cidades a partir de redes, o que possibilita
começar a desenvolver os princípios do raciocínio geográfico como conexão e ordem. É possível, ainda, estabelecer análises de classificação dessa rede urbana e sua hierarquia, utilizando os critérios do IBGE (grande metrópole nacional, metrópole nacional, metrópole, capital regional e centro regional).
Já a análise das mudanças rápidas nas paisagens das cidades brasileiras pode enveredar para uma abordagem conjunta com o componente de História no trabalho de análise de aspectos socioculturais relacionados com o espaço geográfico ocupado (PR.EF05HI01.s.5.01) e na identificação da permanência dos marcos de memória em cidades com crescimento acelerado. (PR.EF05HI07.s.5.28). Esse objetivo permite abordar o ODS 11.
começar a desenvolver os princípios do raciocínio geográfico como conexão e ordem. É possível, ainda, estabelecer análises de classificação dessa rede urbana e sua hierarquia, utilizando os critérios do IBGE (grande metrópole nacional, metrópole nacional, metrópole, capital regional e centro regional).
Já a análise das mudanças rápidas nas paisagens das cidades brasileiras pode enveredar para uma abordagem conjunta com o componente de História no trabalho de análise de aspectos socioculturais relacionados com o espaço geográfico ocupado (PR.EF05HI01.s.5.01) e na identificação da permanência dos marcos de memória em cidades com crescimento acelerado. (PR.EF05HI07.s.5.28). Esse objetivo permite abordar o ODS 11.
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
MUNDO DO TRABALHO |
Trabalho e inovação tecnológica. |
Inovações tecnológicas nos meios de transporte e comunicação. |
(PR.EF05GE06.a.5.9) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Identificar e comparar transformações dos meios de transporte e de comunicação, assim como o papel das redes de transportes e comunicação para a integração entre cidades e o campo com vários lugares do mundo. | (PR.EF05GE09.a.5.7) Estabelecer conexões e hierarquias entre diferentes cidades, utilizando mapas temáticos e representações gráficas, como mapas, croquis, plantas, imagens de satélites, fotografias aéreas, desenvolvendo noções e conceitos básicos de cartografia, para a identificação de dados naturais e socioeconômicos. (Conteúdo: Conexões hierárquicas entre as cidades; conceitos básicos de cartografia, aplicação e uso de mapas temáticos e representações gráficas como mapas, croquis, plantas, imagens de satélites, fotografias aéreas). |
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MUNDO DO TRABALHO |
Trabalho e inovação tecnológica. |
Redes de transportes e comunicação. | (PR.EF05GE06.a.5.9) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Identificar e comparar transformações dos meios de transporte e de comunicação, assim como o papel das redes de transportes e comunicação para a integração entre cidades e o campo com vários lugares do mundo. | (PR.EF05HI07.s.5.28) Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória. (Conteúdo: Comunicação e registros de memória). |
Comentário: O desenvolvimento desse objetivo permite reconhecer que toda localidade se inter-relaciona, a partir de um sistema de redes, com outras localidades. Isso é possível devido a existência de meios, tecnologias e infraestruturas ligadas aos setores de transporte e de comunicação, ou seja, os meios de transporte e de comunicação permitem conectar localidades, promovendo maior dinamismo econômico e intercâmbio cultural. Vale propor ações para o estudante reconhecer características e finalidades de diversos meios de transporte e comunicação e suas mudanças ao longo do tempo (a partir de uma análise do mundo do trabalho e dos avanços tecnológicos), além de suas próprias vivências. Em relação aos meios de transporte, importa avaliar com os estudantes os impactos ambientais decorrentes das suas fontes energéticas ou do derramamento de suas cargas (a exemplo do óleo em navios que podem ocasionar o fenômeno das marés negras). Já em relação aos meios de comunicação, é essencial propor atividades nas quais os alunos reconheçam que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) não são ainda acessíveis para grande parcela da população e que é preciso se ter uma série de cuidados nos seus usos, principalmente via internet.
É possível realizar, ainda, um trabalho conjunto com o componente História na análise de linguagens usadas nos meios de comunicação ao longo do tempo e seus significados socioculturais. (PR.EF05HI07.s.5.28)
É possível realizar, ainda, um trabalho conjunto com o componente História na análise de linguagens usadas nos meios de comunicação ao longo do tempo e seus significados socioculturais. (PR.EF05HI07.s.5.28)
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
MUNDO DO TRABALHO | Trabalho e inovação tecnológica. | Fontes de energia na produção industrial, agrícola e extrativa do Paraná. |
(PR.EF04GE04.a.4.8) Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas, identificando as características da produção e fluxos de matérias- primas e produtos. |
(PR.EF05GE07.c.5.10) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Identificar os diferentes tipos de energia utilizados na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações, dando ênfase ao contexto do Paraná. |
(PR.EF05GE05.a.5.8) Identificar e comparar as mudanças dos tipos de trabalho e desenvolvimento tecnológico na agropecuária, na indústria, no comércio e nos serviços, fazendo uma relação entre o antes e o depois do desenvolvimento das tecnologias e a sua importância nos diferentes. (Conteúdo: Transformações e desenvolvimento tecnológico no trabalho). |
MUNDO DO TRABALHO | Trabalho e inovação tecnológica. | Fontes de energia na produção industrial, agrícola e extrativa do Paraná. |
(PR.EF04GE08.a.4.9) Descrever e discutir o processo de produção (transformação de matérias-primas), circulação e consumo de diferentes produtos, reconhecendo os passos para essa transformação (o papel das fábricas, indústrias, a produção em geral). |
(PR.EF05GE07.c.5.10) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Identificar os diferentes tipos de energia utilizados na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações, dando ênfase ao contexto do Paraná. |
(PR.EF05GE06.a.5.9) Identificar e comparar transformações dos meios de transporte e de comunicação, assim como o papel das redes de transportes e comunicação para a integração entre cidades e o campo com vários lugares do mundo. (Conteúdo: Inovações tecnológicas nos meios de transporte e comunicação; redes de transportes e comunicação). |
Comentário: O objetivo diz respeito ao reconhecimento dos diferentes tipos de energia utilizados pelo ser humano (fogo, carvão mineral, água, petróleo, sol, vento, energia nuclear) e à identificação dos que são utilizados na produção de alimentos e bens. Este objetivo, assim como os objetivos (PR.EF05GE05.a.5.8) e (PR.EF05GE06.a.5.9), compõem a unidade temática Mundo do Trabalho, que se apresenta, neste ano, muito próxima do debate sobre as inovações tecnológicas, próprias da sociedade contemporânea. Na elaboração do currículo, pode-se apresentar aos estudantes a relação do trabalho com transporte, energia, comércio, produção e serviços. É possível usar os dados sobre regiões brasileiras de produção de energia e consumo para ampliar o repertório do aluno na leitura de imagens, gráficos e tabelas.
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
FORMAS DE REPRESENTAÇÃO E PENSAMENTO ESPACIAL | Mapas e imagens de satélite. | Observação das transformações das paisagens urbanas a partir de sequência de fotografias, fotografias aéreas e imagens de satélite de épocas diferentes. |
(PR.EF04GE09.s.4.2) Utilizar as direções cardeais na localização de componentes físicos e humanos nas paisagens rurais e urbanas. | (PR.EF05GE08.a.5.6) - ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA - Analisar transformações de paisagens nas cidades, comparando sequência de fotografias, fotografias aéreas e imagens de satélite de épocas diferentes, destacando semelhanças e diferenças em relação a ritmos das mudanças. | (PR.EF05GE03.a.5.4) Identificar as formas e funções das cidades e analisar as mudanças sociais, econômicas e ambientais provocadas pelo seu crescimento, a partir de atividades realizadas por essas formações urbanas, como as políticas administrativas, turísticas, portuárias, industriais, etc. (Conteúdo: Funções urbanas das cidades; expansão urbana). |
FORMAS DE REPRESENTAÇÃO E PENSAMENTO ESPACIAL | Mapas e imagens de satélite. | Coordenadas Geográficas, (linhas imaginárias: paralelos, meridianos, trópicos, linha do equador). |
(PR.EF04GE10.a.4.1) Comparar tipos variados de mapas, dentre eles: econômicos, políticos, demográfico, históricos e físicos, bem como os elementos que compõem o mapa, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças. |
(PR.EF05GE08.a.5.6) - ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA - Analisar transformações de paisagens nas cidades, comparando sequência de fotografias, fotografias aéreas e imagens de satélite de épocas diferentes, destacando semelhanças e diferenças em relação a ritmos das mudanças. | (PR.EF05HI07.s.5.28) Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória. (Conteúdo: Comunicação e registros de memória.) |
FORMAS DE REPRESENTAÇÃO E PENSAMENTO ESPACIAL | Mapas e imagens de satélite. | Continentes e suas principais características. | (PR.EF04GE10.a.4.1) Comparar tipos variados de mapas, dentre eles: econômicos, políticos, demográfico, históricos e físicos, bem como os elementos que compõem o mapa, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças. |
(PR.EF05GE08.a.5.6) - ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA - Analisar transformações de paisagens nas cidades, comparando sequência de fotografias, fotografias aéreas e imagens de satélite de épocas diferentes, destacando semelhanças e diferenças em relação a ritmos das mudanças. | (PR.EF05HI07.s.5.28) Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória. (Conteúdo: Comunicação e registros de memória.) |
FORMAS DE REPRESENTAÇÃO E PENSAMENTO ESPACIAL | Mapas e imagens de satélite. | Os oceanos. | (PR.EF04GE10.a.4.1) Comparar tipos variados de mapas, dentre eles: econômicos, políticos, demográfico, históricos e físicos, bem como os elementos que compõem o mapa, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças. |
(PR.EF05GE08.a.5.6) - ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA - Analisar transformações de paisagens nas cidades, comparando sequência de fotografias, fotografias aéreas e imagens de satélite de épocas diferentes, destacando semelhanças e diferenças em relação a ritmos das mudanças. | (PR.EF05HI07.s.5.28) Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória. (Conteúdo: Comunicação e registros de memória.) |
Comentário: O desenvolvimento desse objetivo relacionado à alfabetização cartográfica deve ser realizado juntamente com os objetivos relativos à alfabetização geográfica, visto que a cartografia é uma ferramenta essencial para as análises espaciais e o desenvolvimento do raciocínio geográfico dos estudantes. Tem como foco central promover a análise de questões relacionadas a transformações de paisagens nas cidades, por meio da comparação registros fotográficos (sequência de fotografias, fotografias aéreas e imagens de satélite) de épocas diferentes. É um objetivo que abre a possibilidade de um trabalho conjunto com História sobre a temática das Alterações de Paisagens Urbanas e Marcos de Memória (PR.EF05HI07.s.5.28).
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
FORMAS DE REPRESENTAÇÃO E PENSAMENTO ESPACIAL | Representação das cidades e do espaço urbano. | Conexões hierárquicas entre as cidades. | (PR.EF04GE09.s.4.2) Utilizar as direções cardeais na localização de componentes físicos e humanos nas paisagens rurais e urbanas. | (PR.EF05GE09.a.5.7) - ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA - Estabelecer conexões e hierarquias entre diferentes cidades, utilizando mapas temáticos e representações gráficas, como mapas, croquis, plantas, imagens de satélites, fotografias aéreas, desenvolvendo noções e conceitos básicos de cartografia, para a identificação de dados naturais e socioeconômicos. | (PR.EF05GE03.a.5.4) Identificar as formas e funções das cidades e analisar as mudanças sociais, econômicas e ambientais provocadas pelo seu crescimento, a partir de atividades realizadas por essas formações urbanas, como as políticas administrativas, turísticas, portuárias, industriais, etc. (Conteúdo: Funções urbanas das cidades; expansão urbana). |
FORMAS DE REPRESENTAÇÃO E PENSAMENTO ESPACIAL | Representação das cidades e do espaço urbano. | Conceitos básicos de cartografia, aplicação e uso de mapas temáticos e representações gráficas, como mapas, croquis, plantas, imagens de satélites, fotografias aéreas. |
(PR.EF04GE10.a.4.1) Comparar tipos variados de mapas, dentre eles: econômicos, políticos, demográfico, históricos e físicos, bem como os elementos que compõem o mapa, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças. |
(PR.EF05GE09.a.5.7) - ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA - Estabelecer conexões e hierarquias entre diferentes cidades, utilizando mapas temáticos e representações gráficas, como mapas, croquis, plantas, imagens de satélites, fotografias aéreas, desenvolvendo noções e conceitos básicos de cartografia, para a identificação de dados naturais e socioeconômicos. | (PR.EF05GE06.a.5.9) Identificar e comparar transformações dos meios de transporte e de comunicação, assim como o papel das redes de transportes e comunicação para a integração entre cidades e o campo com vários lugares do mundo. (Conteúdo: Inovações tecnológicas nos meios de transporte e comunicação; redes de transportes e comunicação). |
Comentário: O desenvolvimento desse objetivo relacionado à alfabetização cartográfica deve ser realizado juntamente com os objetivos relativos à alfabetização geográfica. Tem como foco central promover a análise de questões urbanas, relacionadas a conexões e hierarquias, utilizando mapas temáticos e representações gráficas diversas. É possível propor atividades a partir das quais se evidencie que muitas conexões são viabilizadas pelas infraestruturas de transporte e comunicação, conectando e transportando pessoas, mercadorias e informações, critérios que organizam e caracterizam a rede e a hierarquia urbana de cidades e regiões brasileiras.