Ciências - 9º Ano

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
PROPRIEDADES DA MATÉRIA

Aspectos quantitativos das transformações químicas.

Estrutura da matéria. Ligações químicas. Funções químicas.

Radiações e suas aplicações na saúde.

Mudanças de estado físico.

(PR.EF04CI02.s.4.10) Testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade).


(PR.EF04CI03.s.4.11) Concluir que algumas mudanças causadas por aquecimento ou resfriamento são reversíveis (como as mudanças de estado físico da água) e outras não (como o cozimento do ovo, a queima do papel etc.).

(PR.EF09CI01.s.9.05) Investigar as mudanças de estado físico da matéria e explicar essas transformações com base no modelo de constituição submicroscópica.

(PR.EF09CI03.s.9.07)  Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo, elemento químico e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
A MATÉRIA

Aspectos quantitativos das transformações químicas.

Estrutura da matéria. Ligações químicas. Funções químicas.

Radiações e suas aplicações na saúde.

Modelos atômicos.   (PR.EF09CI03.s.9.07)  Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo, elemento químico e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.
(PR.EF09CI.n.9.09) Compreender que os elementos químicos estão organizados na tabela periódica de acordo com suas características e propriedades relacionandoos com a manutenção da vida, com o mundo natural e tecnológico.
A MATÉRIA

Aspectos quantitativos das transformações químicas.

Estrutura da matéria. Ligações químicas. Funções químicas.

Radiações e suas aplicações na saúde.

Estrutura atômica.   (PR.EF09CI03.s.9.07)  Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo, elemento químico e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica. (PR.EF09CI.n.9.09) Compreender que os elementos químicos estão organizados na tabela periódica de acordo com suas características e propriedades relacionandoos com a manutenção da vida, com o mundo natural e tecnológico.
A MATÉRIA

Aspectos quantitativos das transformações químicas.

Estrutura da matéria. Ligações químicas. Funções químicas.

Radiações e suas aplicações na saúde.

Elementos químicos.
(PR.EF06CI.n.6.08) Conhecer algumas substâncias químicas do cotidiano (H2, CO2, H2O, O2, CH4, NH3), compreendendo que as substâncias são formadas por elementos químicos.
(PR.EF09CI03.s.9.07)  Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo, elemento químico e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica. (PR.EF09CI.n.9.09) Compreender que os elementos químicos estão organizados na tabela periódica de acordo com suas características e propriedades relacionandoos com a manutenção da vida, com o mundo natural e tecnológico.
A MATÉRIA

Aspectos quantitativos das transformações químicas.

Estrutura da matéria. Ligações químicas. Funções químicas.

Radiações e suas aplicações na saúde.

Tabela periódica.   (PR.EF09CI.n.9.09) Compreender que os elementos químicos estão organizados na tabela periódica de acordo com suas características e propriedades relacionandoos com a manutenção da vida, com o mundo natural e tecnológico. (PR.EF09CI03.s.9.07)  Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo, elemento químico e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.
A MATÉRIA

Aspectos quantitativos das transformações químicas.

Estrutura da matéria. Ligações químicas. Funções químicas.

Radiações e suas aplicações na saúde.

Ligação iônica.  

(PR.EF09CI.n.9.10) Comparar as ligações químicas (iônica, covalente e metálica) que explicam a união entre os átomos e reconhecer a presença e a importância das substâncias iônicas, covalentes e metálicas na natureza e no cotidiano.

(PR.EF09CI03.s.9.07)  Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo, elemento químico e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.
A MATÉRIA

Aspectos quantitativos das transformações químicas.

Estrutura da matéria. Ligações químicas. Funções químicas.

Radiações e suas aplicações na saúde.

Ligação covalente.   (PR.EF09CI.n.9.10) Comparar as ligações químicas (iônica, covalente e metálica) que explicam a união entre os átomos e reconhecer a presença e a importância das substâncias iônicas, covalentes e metálicas na natureza e no cotidiano. (PR.EF09CI03.s.9.07)  Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo, elemento químico e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.
A MATÉRIA

Aspectos quantitativos das transformações químicas.

Estrutura da matéria. Ligações químicas. Funções químicas.

Radiações e suas aplicações na saúde.

Ligação metálica.   (PR.EF09CI.n.9.10) Comparar as ligações químicas (iônica, covalente e metálica) que explicam a união entre os átomos e reconhecer a presença e a importância das substâncias iônicas, covalentes e metálicas na natureza e no cotidiano. (PR.EF09CI03.s.9.07)  Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo, elemento químico e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.
A MATÉRIA

Aspectos quantitativos das transformações químicas.

Estrutura da matéria. Ligações químicas. Funções químicas.

Radiações e suas aplicações na saúde.

Substâncias e misturas.

(PR.EF04CI01.a.4.09)  Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis (por exemplo: solubilidade de seus componentes), reconhecendo sua composição.


(PR.EF06CI.n.6.09)  Compreender a diferença básica entre substâncias pura e mistura a partir de suas características macroscópicas.


(PR.EF06CI01.s.6.10)  Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia etc.).

(PR.EF09CI.n.9.08) Diferenciar substância pura simples de substância pura composta.  
A MATÉRIA

Aspectos quantitativos das transformações químicas.

Estrutura da matéria. Ligações químicas. Funções químicas.

Radiações e suas aplicações na saúde.

Reações químicas.

(PR.EF06CI02.s.6.11) Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio etc.).

(PR.EF09CI02.s.9.06) Comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas.

(PR.EF09CI.n.9.11) Conhecer os tipos de reações químicas, relacionando-as com as transformações que ocorrem na natureza e nos organismos.

 
A MATÉRIA

Aspectos quantitativos das transformações químicas.

Estrutura da matéria. Ligações químicas. Funções químicas.

Radiações e suas aplicações na saúde.

Equações químicas.   (PR.EF09CI02.s.9.06) Comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas.  

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
GRUPOS DE SUBSTÂNCIAS

Aspectos quantitativos das transformações químicas.

Estrutura da matéria. Ligações químicas. Funções químicas.

Radiações e suas aplicações na saúde.

Ácidos.   (PR.EF09CI.n.9.12) Conhecer os compostos inorgânicos (ácidos, bases, sais e óxidos) e identificar suas relações com a natureza e aplicações no cotidiano. (PR.EF09CI03.s.9.07)  Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo, elemento químico e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.
GRUPOS DE SUBSTÂNCIAS

Aspectos quantitativos das transformações químicas.

Estrutura da matéria. Ligações químicas. Funções químicas.

Radiações e suas aplicações na saúde.

Bases.   (PR.EF09CI.n.9.12) Conhecer os compostos inorgânicos (ácidos, bases, sais e óxidos) e identificar suas relações com a natureza e aplicações no cotidiano. (PR.EF09CI03.s.9.07)  Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo, elemento químico e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.
GRUPOS DE SUBSTÂNCIAS

Aspectos quantitativos das transformações químicas.

Estrutura da matéria. Ligações químicas. Funções químicas.

Radiações e suas aplicações na saúde.

Sais.   (PR.EF09CI.n.9.12) Conhecer os compostos inorgânicos (ácidos, bases, sais e óxidos) e identificar suas relações com a natureza e aplicações no cotidiano. (PR.EF09CI03.s.9.07)  Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo, elemento químico e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.
GRUPOS DE SUBSTÂNCIAS

Aspectos quantitativos das transformações químicas.

Estrutura da matéria. Ligações químicas. Funções químicas.

Radiações e suas aplicações na saúde.

Óxidos.   (PR.EF09CI.n.9.12) Conhecer os compostos inorgânicos (ácidos, bases, sais e óxidos) e identificar suas relações com a natureza e aplicações no cotidiano. (PR.EF09CI03.s.9.07)  Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo, elemento químico e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
EVOLUÇÃO BIOLÓGICA

Hereditariedade.

Ideias evolucionistas.

Preservação da biodiversidade.

Evidências da evolução.  
(PR.EF09CI11.s.9.22) Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo.

(PR.EF09CI10.s.9.21)  Comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentadas em textos científicos e históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas ideias, bem como, com a Teoria Sintética da Evolução e sua importância para explicar a diversidade biológica.

EVOLUÇÃO BIOLÓGICA

Hereditariedade.

Ideias evolucionistas.

Preservação da biodiversidade.

Fixismo.   (PR.EF09CI10.s.9.21)  Comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentadas em textos científicos e históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas ideias, bem como, com a Teoria Sintética da Evolução e sua importância para explicar a diversidade biológica. (PR.EF09CI11.s.9.22) Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo.
EVOLUÇÃO BIOLÓGICA

Hereditariedade.

Ideias evolucionistas.

Preservação da biodiversidade.

Lamarckismo.   (PR.EF09CI10.s.9.21)  Comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentadas em textos científicos e históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas ideias, bem como, com a Teoria Sintética da Evolução e sua importância para explicar a diversidade biológica. (PR.EF09CI11.s.9.22) Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo.
EVOLUÇÃO BIOLÓGICA

Hereditariedade.

Ideias evolucionistas.

Preservação da biodiversidade.

Darwinismo.   (PR.EF09CI10.s.9.21)  Comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentadas em textos científicos e históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas ideias, bem como, com a Teoria Sintética da Evolução e sua importância para explicar a diversidade biológica. (PR.EF09CI11.s.9.22) Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo.
EVOLUÇÃO BIOLÓGICA

Hereditariedade.

Ideias evolucionistas.

Preservação da biodiversidade.

Neodarwinismo.   (PR.EF09CI10.s.9.21)  Comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentadas em textos científicos e históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas ideias, bem como, com a Teoria Sintética da Evolução e sua importância para explicar a diversidade biológica. (PR.EF09CI11.s.9.22) Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo.
EVOLUÇÃO BIOLÓGICA

Hereditariedade.

Ideias evolucionistas.

Preservação da biodiversidade.

Adaptações de animais e plantas.   (PR.EF09CI11.s.9.22) Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo. (PR.EF09CI10.s.9.21)  Comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentadas em textos científicos e históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas ideias, bem como, com a Teoria Sintética da Evolução e sua importância para explicar a diversidade biológica.
EVOLUÇÃO BIOLÓGICA

Hereditariedade.

Ideias evolucionistas.

Preservação da biodiversidade.

Especiação e ancestralidade.
(PR.EF08CI07.s.8.16) Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.
(PR.EF09CI11.s.9.22) Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo. (PR.EF09CI10.s.9.21)  Comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentadas em textos científicos e históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas ideias, bem como, com a Teoria Sintética da Evolução e sua importância para explicar a diversidade biológica.

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
GENÉTICA

Hereditariedade.

Ideias evolucionistas.

Preservação da biodiversidade.

Material genético.

(PR.EF06CI05.s.6.02) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.


(PR.EF09CI08.s.9.18) Associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes.
 
GENÉTICA

Hereditariedade.

Ideias evolucionistas.

Preservação da biodiversidade.

Cromossomos. (PR.EF06CI05.s.6.02) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos. (PR.EF09CI08.s.9.18) Associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes.  
GENÉTICA

Hereditariedade.

Ideias evolucionistas.

Preservação da biodiversidade.

Mitose. (PR.EF06CI05.s.6.02) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos. (PR.EF09CI08.s.9.18) Associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes.  
GENÉTICA

Hereditariedade.

Ideias evolucionistas.

Preservação da biodiversidade.

Meiose. (PR.EF06CI05.s.6.02) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos. (PR.EF09CI08.s.9.18) Associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes.  
GENÉTICA

Hereditariedade.

Ideias evolucionistas.

Preservação da biodiversidade.

Leis de Mendel.

(PR.EF09CI09.s.9.19) Discutir as leis de Mendel sobre hereditariedade (fatores hereditários, segregação, gametas, fecundação), considerando-as para resolver problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias em diferentes organismos.

(PR.EF09CI08.s.9.18) Associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes.

 
GENÉTICA

Hereditariedade.

Ideias evolucionistas.

Preservação da biodiversidade.

Engenharia Genética.

(PR.EF09CI.n.9.20) Identificar algumas técnicas de manipulação do material genético e discutir suas implicações em razão de aspectos éticos e interesses econômicos e políticos.


(PR.EF09CI08.s.9.18) Associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes.

 

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
ONDAS: SOM E LUZ Aspectos quantitativos das transformações químicas. Estrutura da matéria. Ligações químicas. Funções químicas. Radiações e suas aplicações na saúde. Som.

(PR.EF03CI01.a.3.12) Produzir diferentes sons a partir da vibração de variados objetos e identificar variáveis (forma do objeto, tamanho, material do que é feito etc.) que influem nesse fenômeno.


(PR.EF09CI05.s.9.14)  Investigar os principais mecanismos envolvidos na transmissão e recepção de imagem e som que revolucionaram os sistemas de comunicação humana.

(PR.EF09CI04.s.9.13)  Planejar e executar experimentos que evidenciem que todas as cores de luz podem ser formadas pela composição das três cores primárias da luz e que a cor de um objeto está relacionada também à cor da luz que o ilumina.

ONDAS: SOM E LUZ Aspectos quantitativos das transformações químicas. Estrutura da matéria. Ligações químicas. Funções químicas. Radiações e suas aplicações na saúde. Luz.

(PR.EF03CI02.s.3.13) Experimentar e relatar o que ocorre com a passagem da luz através de objetos transparentes (copos, janelas de vidro, lentes, prismas, água etc.), no contato com superfícies polidas (espelhos) e na intersecção com objetos opacos (paredes, pratos, pessoas e outros objetos de uso cotidiano).

(PR.EF03CI.n.3.14) Investigar sobre as fontes de luz, identificando as de origem natural e artificial.

(PR.EF09CI04.s.9.13)  Planejar e executar experimentos que evidenciem que todas as cores de luz podem ser formadas pela composição das três cores primárias da luz e que a cor de um objeto está relacionada também à cor da luz que o ilumina. (PR.EF09CI05.s.9.14)  Investigar os principais mecanismos envolvidos na transmissão e recepção de imagem e som que revolucionaram os sistemas de comunicação humana.

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
TERRA E UNIVERSO
Composição, estrutura e localização do Sistema Solar no Universo. Astronomia e cultura. Vida humana fora da Terra. Ordem de grandeza astronômica. Evolução estelar.
Etnoastronomia.

(PR.EF05CI10.s.5.13) Identificar algumas constelações no céu, com o apoio de recursos (como mapas celestes e aplicativos digitais, entre outros), e os períodos do ano em que elas são visíveis no início da noite.

(PR.EF09CI15.s.9.02)  Relacionar diferentes leituras do céu e explicações sobre a origem da Terra, do Sol ou do Sistema Solar às necessidades de distintas culturas (agricultura, caça, mito, orientação espacial e temporal, etc.).

(PR.EF09CI14.s.9.01)  Descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar (Sol, planetas rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos menores), assim como a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia (a Via Láctea) e dela no Universo (apenas uma galáxia dentre bilhões).

TERRA E UNIVERSO Composição, estrutura e localização do Sistema Solar no Universo. Astronomia e cultura. Vida humana fora da Terra. Ordem de grandeza astronômica. Evolução estelar. Universo e Sistema Solar.


(PR.EF04CI.n.4.04)  Reconhecer os planetas do Sistema Solar, identificando suas características e comparando-as com o planeta Terra.


(PR.EF04CI.n.4.05)  Identificar os componentes do Sistema Solar: estrelas, planetas, cometas, astros luminosos e iluminados, entre outros.

(PR.EF09CI14.s.9.01)  Descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar (Sol, planetas rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos menores), assim como a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia (a Via Láctea) e dela no Universo (apenas uma galáxia dentre bilhões). (PR.EF09CI15.s.9.02)  Relacionar diferentes leituras do céu e explicações sobre a origem da Terra, do Sol ou do Sistema Solar às necessidades de distintas culturas (agricultura, caça, mito, orientação espacial e temporal, etc.).