Ciências - 9º Ano
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
PROPRIEDADES DA MATÉRIA |
Aspectos quantitativos das transformações químicas. Estrutura da matéria. Ligações químicas. Funções químicas. Radiações e suas aplicações na saúde. |
Mudanças de estado físico. |
(PR.EF04CI02.s.4.10) Testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade).
|
(PR.EF09CI01.s.9.05) Investigar as mudanças de estado físico da matéria e explicar essas transformações com base no modelo de constituição submicroscópica. |
(PR.EF09CI03.s.9.07) Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo, elemento químico e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica. |
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
A MATÉRIA |
Aspectos quantitativos das transformações químicas. Estrutura da matéria. Ligações químicas. Funções químicas. Radiações e suas aplicações na saúde. |
Modelos atômicos. | (PR.EF09CI03.s.9.07) Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo, elemento químico e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica. | (PR.EF09CI.n.9.09) Compreender que os elementos químicos estão organizados na tabela periódica de acordo com suas características e propriedades relacionandoos com a manutenção da vida, com o mundo natural e tecnológico. |
|
A MATÉRIA |
Aspectos quantitativos das transformações químicas. Estrutura da matéria. Ligações químicas. Funções químicas. Radiações e suas aplicações na saúde. |
Estrutura atômica. | (PR.EF09CI03.s.9.07) Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo, elemento químico e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica. | (PR.EF09CI.n.9.09) Compreender que os elementos químicos estão organizados na tabela periódica de acordo com suas características e propriedades relacionandoos com a manutenção da vida, com o mundo natural e tecnológico. | |
A MATÉRIA |
Aspectos quantitativos das transformações químicas. Estrutura da matéria. Ligações químicas. Funções químicas. Radiações e suas aplicações na saúde. |
Elementos químicos. | (PR.EF06CI.n.6.08) Conhecer algumas substâncias químicas do cotidiano (H2, CO2, H2O, O2, CH4, NH3), compreendendo que as substâncias são formadas por elementos químicos. |
(PR.EF09CI03.s.9.07) Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo, elemento químico e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica. | (PR.EF09CI.n.9.09) Compreender que os elementos químicos estão organizados na tabela periódica de acordo com suas características e propriedades relacionandoos com a manutenção da vida, com o mundo natural e tecnológico. |
A MATÉRIA |
Aspectos quantitativos das transformações químicas. Estrutura da matéria. Ligações químicas. Funções químicas. Radiações e suas aplicações na saúde. |
Tabela periódica. | (PR.EF09CI.n.9.09) Compreender que os elementos químicos estão organizados na tabela periódica de acordo com suas características e propriedades relacionandoos com a manutenção da vida, com o mundo natural e tecnológico. | (PR.EF09CI03.s.9.07) Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo, elemento químico e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica. | |
A MATÉRIA |
Aspectos quantitativos das transformações químicas. Estrutura da matéria. Ligações químicas. Funções químicas. Radiações e suas aplicações na saúde. |
Ligação iônica. |
(PR.EF09CI.n.9.10) Comparar as ligações químicas (iônica, covalente e metálica) que explicam a união entre os átomos e reconhecer a presença e a importância das substâncias iônicas, covalentes e metálicas na natureza e no cotidiano. |
(PR.EF09CI03.s.9.07) Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo, elemento químico e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica. | |
A MATÉRIA |
Aspectos quantitativos das transformações químicas. Estrutura da matéria. Ligações químicas. Funções químicas. Radiações e suas aplicações na saúde. |
Ligação covalente. | (PR.EF09CI.n.9.10) Comparar as ligações químicas (iônica, covalente e metálica) que explicam a união entre os átomos e reconhecer a presença e a importância das substâncias iônicas, covalentes e metálicas na natureza e no cotidiano. | (PR.EF09CI03.s.9.07) Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo, elemento químico e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica. | |
A MATÉRIA |
Aspectos quantitativos das transformações químicas. Estrutura da matéria. Ligações químicas. Funções químicas. Radiações e suas aplicações na saúde. |
Ligação metálica. | (PR.EF09CI.n.9.10) Comparar as ligações químicas (iônica, covalente e metálica) que explicam a união entre os átomos e reconhecer a presença e a importância das substâncias iônicas, covalentes e metálicas na natureza e no cotidiano. | (PR.EF09CI03.s.9.07) Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo, elemento químico e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica. | |
A MATÉRIA |
Aspectos quantitativos das transformações químicas. Estrutura da matéria. Ligações químicas. Funções químicas. Radiações e suas aplicações na saúde. |
Substâncias e misturas. |
(PR.EF04CI01.a.4.09) Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis (por exemplo: solubilidade de seus componentes), reconhecendo sua composição.
|
(PR.EF09CI.n.9.08) Diferenciar substância pura simples de substância pura composta. | |
A MATÉRIA |
Aspectos quantitativos das transformações químicas. Estrutura da matéria. Ligações químicas. Funções químicas. Radiações e suas aplicações na saúde. |
Reações químicas. |
(PR.EF06CI02.s.6.11) Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio etc.). |
(PR.EF09CI02.s.9.06) Comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas. (PR.EF09CI.n.9.11) Conhecer os tipos de reações químicas, relacionando-as com as transformações que ocorrem na natureza e nos organismos. |
|
A MATÉRIA |
Aspectos quantitativos das transformações químicas. Estrutura da matéria. Ligações químicas. Funções químicas. Radiações e suas aplicações na saúde. |
Equações químicas. | (PR.EF09CI02.s.9.06) Comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas. |
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
GRUPOS DE SUBSTÂNCIAS |
Aspectos quantitativos das transformações químicas. Estrutura da matéria. Ligações químicas. Funções químicas. Radiações e suas aplicações na saúde. |
Ácidos. | (PR.EF09CI.n.9.12) Conhecer os compostos inorgânicos (ácidos, bases, sais e óxidos) e identificar suas relações com a natureza e aplicações no cotidiano. | (PR.EF09CI03.s.9.07) Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo, elemento químico e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica. | |
GRUPOS DE SUBSTÂNCIAS |
Aspectos quantitativos das transformações químicas. Estrutura da matéria. Ligações químicas. Funções químicas. Radiações e suas aplicações na saúde. |
Bases. | (PR.EF09CI.n.9.12) Conhecer os compostos inorgânicos (ácidos, bases, sais e óxidos) e identificar suas relações com a natureza e aplicações no cotidiano. | (PR.EF09CI03.s.9.07) Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo, elemento químico e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica. | |
GRUPOS DE SUBSTÂNCIAS |
Aspectos quantitativos das transformações químicas. Estrutura da matéria. Ligações químicas. Funções químicas. Radiações e suas aplicações na saúde. |
Sais. | (PR.EF09CI.n.9.12) Conhecer os compostos inorgânicos (ácidos, bases, sais e óxidos) e identificar suas relações com a natureza e aplicações no cotidiano. | (PR.EF09CI03.s.9.07) Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo, elemento químico e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica. | |
GRUPOS DE SUBSTÂNCIAS |
Aspectos quantitativos das transformações químicas. Estrutura da matéria. Ligações químicas. Funções químicas. Radiações e suas aplicações na saúde. |
Óxidos. | (PR.EF09CI.n.9.12) Conhecer os compostos inorgânicos (ácidos, bases, sais e óxidos) e identificar suas relações com a natureza e aplicações no cotidiano. | (PR.EF09CI03.s.9.07) Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo, elemento químico e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica. |
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
EVOLUÇÃO BIOLÓGICA |
Hereditariedade. Ideias evolucionistas. Preservação da biodiversidade. |
Evidências da evolução. | (PR.EF09CI11.s.9.22) Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo. |
(PR.EF09CI10.s.9.21) Comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentadas em textos científicos e históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas ideias, bem como, com a Teoria Sintética da Evolução e sua importância para explicar a diversidade biológica. |
|
EVOLUÇÃO BIOLÓGICA |
Hereditariedade. Ideias evolucionistas. Preservação da biodiversidade. |
Fixismo. | (PR.EF09CI10.s.9.21) Comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentadas em textos científicos e históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas ideias, bem como, com a Teoria Sintética da Evolução e sua importância para explicar a diversidade biológica. | (PR.EF09CI11.s.9.22) Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo. | |
EVOLUÇÃO BIOLÓGICA |
Hereditariedade. Ideias evolucionistas. Preservação da biodiversidade. |
Lamarckismo. | (PR.EF09CI10.s.9.21) Comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentadas em textos científicos e históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas ideias, bem como, com a Teoria Sintética da Evolução e sua importância para explicar a diversidade biológica. | (PR.EF09CI11.s.9.22) Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo. | |
EVOLUÇÃO BIOLÓGICA |
Hereditariedade. Ideias evolucionistas. Preservação da biodiversidade. |
Darwinismo. | (PR.EF09CI10.s.9.21) Comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentadas em textos científicos e históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas ideias, bem como, com a Teoria Sintética da Evolução e sua importância para explicar a diversidade biológica. | (PR.EF09CI11.s.9.22) Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo. | |
EVOLUÇÃO BIOLÓGICA |
Hereditariedade. Ideias evolucionistas. Preservação da biodiversidade. |
Neodarwinismo. | (PR.EF09CI10.s.9.21) Comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentadas em textos científicos e históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas ideias, bem como, com a Teoria Sintética da Evolução e sua importância para explicar a diversidade biológica. | (PR.EF09CI11.s.9.22) Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo. | |
EVOLUÇÃO BIOLÓGICA |
Hereditariedade. Ideias evolucionistas. Preservação da biodiversidade. |
Adaptações de animais e plantas. | (PR.EF09CI11.s.9.22) Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo. | (PR.EF09CI10.s.9.21) Comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentadas em textos científicos e históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas ideias, bem como, com a Teoria Sintética da Evolução e sua importância para explicar a diversidade biológica. | |
EVOLUÇÃO BIOLÓGICA |
Hereditariedade. Ideias evolucionistas. Preservação da biodiversidade. |
Especiação e ancestralidade. | (PR.EF08CI07.s.8.16) Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos. |
(PR.EF09CI11.s.9.22) Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo. | (PR.EF09CI10.s.9.21) Comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentadas em textos científicos e históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas ideias, bem como, com a Teoria Sintética da Evolução e sua importância para explicar a diversidade biológica. |
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
GENÉTICA |
Hereditariedade. Ideias evolucionistas. Preservação da biodiversidade. |
Material genético. |
(PR.EF06CI05.s.6.02) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos. |
(PR.EF09CI08.s.9.18) Associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes. |
|
GENÉTICA |
Hereditariedade. Ideias evolucionistas. Preservação da biodiversidade. |
Cromossomos. | (PR.EF06CI05.s.6.02) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos. | (PR.EF09CI08.s.9.18) Associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes. | |
GENÉTICA |
Hereditariedade. Ideias evolucionistas. Preservação da biodiversidade. |
Mitose. | (PR.EF06CI05.s.6.02) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos. | (PR.EF09CI08.s.9.18) Associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes. | |
GENÉTICA |
Hereditariedade. Ideias evolucionistas. Preservação da biodiversidade. |
Meiose. | (PR.EF06CI05.s.6.02) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos. | (PR.EF09CI08.s.9.18) Associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes. | |
GENÉTICA |
Hereditariedade. Ideias evolucionistas. Preservação da biodiversidade. |
Leis de Mendel. |
(PR.EF09CI09.s.9.19) Discutir as leis de Mendel sobre hereditariedade (fatores hereditários, segregação, gametas, fecundação), considerando-as para resolver problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias em diferentes organismos. |
(PR.EF09CI08.s.9.18) Associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes. |
|
GENÉTICA |
Hereditariedade. Ideias evolucionistas. Preservação da biodiversidade. |
Engenharia Genética. |
(PR.EF09CI.n.9.20) Identificar algumas técnicas de manipulação do material genético e discutir suas implicações em razão de aspectos éticos e interesses econômicos e políticos. |
|
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
ONDAS: SOM E LUZ | Aspectos quantitativos das transformações químicas. Estrutura da matéria. Ligações químicas. Funções químicas. Radiações e suas aplicações na saúde. | Som. |
(PR.EF03CI01.a.3.12) Produzir diferentes sons a partir da vibração de variados objetos e identificar variáveis (forma do objeto, tamanho, material do que é feito etc.) que influem nesse fenômeno. |
|
(PR.EF09CI04.s.9.13) Planejar e executar experimentos que evidenciem que todas as cores de luz podem ser formadas pela composição das três cores primárias da luz e que a cor de um objeto está relacionada também à cor da luz que o ilumina. |
ONDAS: SOM E LUZ | Aspectos quantitativos das transformações químicas. Estrutura da matéria. Ligações químicas. Funções químicas. Radiações e suas aplicações na saúde. | Luz. |
(PR.EF03CI02.s.3.13) Experimentar e relatar o que ocorre com a passagem da luz através de objetos transparentes (copos, janelas de vidro, lentes, prismas, água etc.), no contato com superfícies polidas (espelhos) e na intersecção com objetos opacos (paredes, pratos, pessoas e outros objetos de uso cotidiano). (PR.EF03CI.n.3.14) Investigar sobre as fontes de luz, identificando as de origem natural e artificial. |
(PR.EF09CI04.s.9.13) Planejar e executar experimentos que evidenciem que todas as cores de luz podem ser formadas pela composição das três cores primárias da luz e que a cor de um objeto está relacionada também à cor da luz que o ilumina. | (PR.EF09CI05.s.9.14) Investigar os principais mecanismos envolvidos na transmissão e recepção de imagem e som que revolucionaram os sistemas de comunicação humana. |
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
TERRA E UNIVERSO | Composição, estrutura e localização do Sistema Solar no Universo. Astronomia e cultura. Vida humana fora da Terra. Ordem de grandeza astronômica. Evolução estelar. |
Etnoastronomia. |
(PR.EF05CI10.s.5.13) Identificar algumas constelações no céu, com o apoio de recursos (como mapas celestes e aplicativos digitais, entre outros), e os períodos do ano em que elas são visíveis no início da noite. |
(PR.EF09CI15.s.9.02) Relacionar diferentes leituras do céu e explicações sobre a origem da Terra, do Sol ou do Sistema Solar às necessidades de distintas culturas (agricultura, caça, mito, orientação espacial e temporal, etc.). |
(PR.EF09CI14.s.9.01) Descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar (Sol, planetas rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos menores), assim como a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia (a Via Láctea) e dela no Universo (apenas uma galáxia dentre bilhões). |
TERRA E UNIVERSO | Composição, estrutura e localização do Sistema Solar no Universo. Astronomia e cultura. Vida humana fora da Terra. Ordem de grandeza astronômica. Evolução estelar. | Universo e Sistema Solar. |
|
(PR.EF09CI14.s.9.01) Descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar (Sol, planetas rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos menores), assim como a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia (a Via Láctea) e dela no Universo (apenas uma galáxia dentre bilhões). | (PR.EF09CI15.s.9.02) Relacionar diferentes leituras do céu e explicações sobre a origem da Terra, do Sol ou do Sistema Solar às necessidades de distintas culturas (agricultura, caça, mito, orientação espacial e temporal, etc.). |