Ciências - 8º Ano
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
A NUTRIÇÃO E O SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO |
Sistemas biológicos. Mecanismos reprodutivos. Sexualidade. |
Organização do corpo humano. |
(PR.EF05CI.n.5.01) Reconhecer os níveis de organização do corpo humano (célula, tecido, órgão e sistema), identificando as funções dos principais órgãos que caracterizam os sistemas digestório, respiratório e circulatório. |
(PR.EF08CI.n.8.15) Reconhecer o corpo humano como um todo integrado, estabelecendo a estrutura, o funcionamento e as relações entre os sistemas biológicos (digestório, cardiovascular, respiratório, excretor e endócrino), compreendendo a saúde como bem-estar físico, social, cultural e psíquico do indivíduo. |
|
A NUTRIÇÃO E O SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO |
Sistemas biológicos. Mecanismos reprodutivos. Sexualidade. |
Vitaminas e sais minerais. |
|
(PR.EF08CI.n.8.15) Reconhecer o corpo humano como um todo integrado, estabelecendo a estrutura, o funcionamento e as relações entre os sistemas biológicos (digestório, cardiovascular, respiratório, excretor e endócrino), compreendendo a saúde como bem-estar físico, social, cultural e psíquico do indivíduo. | |
A NUTRIÇÃO E O SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO |
Sistemas biológicos. Mecanismos reprodutivos. Sexualidade. |
Carboidratos. |
(PR.EF05CI06.s.5.03) Selecionar argumentos que justifiquem o porquê os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas.
|
(PR.EF08CI.n.8.15) Reconhecer o corpo humano como um todo integrado, estabelecendo a estrutura, o funcionamento e as relações entre os sistemas biológicos (digestório, cardiovascular, respiratório, excretor e endócrino), compreendendo a saúde como bem-estar físico, social, cultural e psíquico do indivíduo. | |
A NUTRIÇÃO E O SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO |
Sistemas biológicos. Mecanismos reprodutivos. Sexualidade. |
Lipídios. |
(PR.EF05CI06.s.5.03) Selecionar argumentos que justifiquem o porquê os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas.
|
(PR.EF08CI.n.8.15) Reconhecer o corpo humano como um todo integrado, estabelecendo a estrutura, o funcionamento e as relações entre os sistemas biológicos (digestório, cardiovascular, respiratório, excretor e endócrino), compreendendo a saúde como bem-estar físico, social, cultural e psíquico do indivíduo. | |
A NUTRIÇÃO E O SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO |
Sistemas biológicos. Mecanismos reprodutivos. Sexualidade. |
Proteínas. |
(PR.EF05CI06.s.5.03) Selecionar argumentos que justifiquem o porquê os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas.
|
(PR.EF08CI.n.8.15) Reconhecer o corpo humano como um todo integrado, estabelecendo a estrutura, o funcionamento e as relações entre os sistemas biológicos (digestório, cardiovascular, respiratório, excretor e endócrino), compreendendo a saúde como bem-estar físico, social, cultural e psíquico do indivíduo. | |
A NUTRIÇÃO E O SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO |
Sistemas biológicos. Mecanismos reprodutivos. Sexualidade. |
Alimentação saudável. |
|
(PR.EF08CI.n.8.15) Reconhecer o corpo humano como um todo integrado, estabelecendo a estrutura, o funcionamento e as relações entre os sistemas biológicos (digestório, cardiovascular, respiratório, excretor e endócrino), compreendendo a saúde como bem-estar físico, social, cultural e psíquico do indivíduo. | |
A NUTRIÇÃO E O SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO |
Sistemas biológicos. Mecanismos reprodutivos. Sexualidade. |
Sistema digestório. | (PR.EF05CI09.s.5.06) Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como obesidade, subnutrição etc.) entre crianças e jovens a partir da análise de seus hábitos (tipos e quantidade de alimento ingerido, prática de atividade física etc.). |
(PR.EF08CI.n.8.15) Reconhecer o corpo humano como um todo integrado, estabelecendo a estrutura, o funcionamento e as relações entre os sistemas biológicos (digestório, cardiovascular, respiratório, excretor e endócrino), compreendendo a saúde como bem-estar físico, social, cultural e psíquico do indivíduo. |
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
SISTEMAS CARDIOVASCULAR, LINFÁTICO E IMUNITÁRIO HUMANOS |
Sistemas biológicos. Mecanismos reprodutivos. Sexualidade. |
Sistema cardiovascular. | (PR.EF05CI.n.5.02) Entender o corpo humano como um todo integrado, organizado e constituído por um conjunto de sistemas (digestório, respiratório, circulatório, muscular, ósseo, nervoso, reprodutor e outros) com funções específicas que se relacionam entre si. | (PR.EF08CI.n.8.15) Reconhecer o corpo humano como um todo integrado, estabelecendo a estrutura, o funcionamento e as relações entre os sistemas biológicos (digestório, cardiovascular, respiratório, excretor e endócrino), compreendendo a saúde como bem-estar físico, social, cultural e psíquico do indivíduo. | |
SISTEMAS CARDIOVASCULAR, LINFÁTICO E IMUNITÁRIO HUMANOS |
Sistemas biológicos. Mecanismos reprodutivos. Sexualidade. |
Sistema linfático. | (PR.EF05CI.n.5.02) Entender o corpo humano como um todo integrado, organizado e constituído por um conjunto de sistemas (digestório, respiratório, circulatório, muscular, ósseo, nervoso, reprodutor e outros) com funções específicas que se relacionam entre si. | (PR.EF08CI.n.8.15) Reconhecer o corpo humano como um todo integrado, estabelecendo a estrutura, o funcionamento e as relações entre os sistemas biológicos (digestório, cardiovascular, respiratório, excretor e endócrino), compreendendo a saúde como bem-estar físico, social, cultural e psíquico do indivíduo. | |
SISTEMAS CARDIOVASCULAR, LINFÁTICO E IMUNITÁRIO HUMANOS |
Sistemas biológicos. Mecanismos reprodutivos. Sexualidade. |
Sistema imunitário. | (PR.EF05CI.n.5.02) Entender o corpo humano como um todo integrado, organizado e constituído por um conjunto de sistemas (digestório, respiratório, circulatório, muscular, ósseo, nervoso, reprodutor e outros) com funções específicas que se relacionam entre si. | (PR.EF08CI.n.8.15) Reconhecer o corpo humano como um todo integrado, estabelecendo a estrutura, o funcionamento e as relações entre os sistemas biológicos (digestório, cardiovascular, respiratório, excretor e endócrino), compreendendo a saúde como bem-estar físico, social, cultural e psíquico do indivíduo. |
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
SISTEMAS RESPIRATÓRIO, URINÁRIO E ENDÓCRINO HUMANOS |
Sistemas biológicos. Mecanismos reprodutivos. Sexualidade. |
Sistema respiratório. | (PR.EF05CI.n.5.02) Entender o corpo humano como um todo integrado, organizado e constituído por um conjunto de sistemas (digestório, respiratório, circulatório, muscular, ósseo, nervoso, reprodutor e outros) com funções específicas que se relacionam entre si. | (PR.EF08CI.n.8.15) Reconhecer o corpo humano como um todo integrado, estabelecendo a estrutura, o funcionamento e as relações entre os sistemas biológicos (digestório, cardiovascular, respiratório, excretor e endócrino), compreendendo a saúde como bem-estar físico, social, cultural e psíquico do indivíduo. | |
SISTEMAS RESPIRATÓRIO, URINÁRIO E ENDÓCRINO HUMANOS |
Sistemas biológicos. Mecanismos reprodutivos. Sexualidade. |
Sistema urinário. | (PR.EF05CI.n.5.02) Entender o corpo humano como um todo integrado, organizado e constituído por um conjunto de sistemas (digestório, respiratório, circulatório, muscular, ósseo, nervoso, reprodutor e outros) com funções específicas que se relacionam entre si. | (PR.EF08CI.n.8.15) Reconhecer o corpo humano como um todo integrado, estabelecendo a estrutura, o funcionamento e as relações entre os sistemas biológicos (digestório, cardiovascular, respiratório, excretor e endócrino), compreendendo a saúde como bem-estar físico, social, cultural e psíquico do indivíduo. | |
SISTEMAS RESPIRATÓRIO, URINÁRIO E ENDÓCRINO HUMANOS |
Sistemas biológicos. Mecanismos reprodutivos. Sexualidade. |
Sistema endócrino. | (PR.EF05CI.n.5.02) Entender o corpo humano como um todo integrado, organizado e constituído por um conjunto de sistemas (digestório, respiratório, circulatório, muscular, ósseo, nervoso, reprodutor e outros) com funções específicas que se relacionam entre si. | (PR.EF08CI.n.8.15) Reconhecer o corpo humano como um todo integrado, estabelecendo a estrutura, o funcionamento e as relações entre os sistemas biológicos (digestório, cardiovascular, respiratório, excretor e endócrino), compreendendo a saúde como bem-estar físico, social, cultural e psíquico do indivíduo. |
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
ADOLESCÊNCIA E REPRODUÇÃO HUMANA |
Sistemas biológicos. Mecanismos reprodutivos. Sexualidade. |
Processos reprodutivos. | (PR.EF08CI07.s.8.16) Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos. |
(PR.EF08CI11.a.8.20) Selecionar argumentos queevidenciem as múltiplas dimensões da sexualidadehumana (biológica,sociocultural, afetiva e ética). |
|
ADOLESCÊNCIA E REPRODUÇÃO HUMANA |
Sistemas biológicos. Mecanismos reprodutivos. Sexualidade. |
Sistema genital masculino. | (PR.EF05CI.n.5.02) Entender o corpo humano como um todo integrado, organizado e constituído por um conjunto de sistemas (digestório, respiratório, circulatório, muscular, ósseo, nervoso, reprodutor e outros) com funções específicas que se relacionam entre si. | (PR.EF08CI08.s.8.17) Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso. |
(PR.EF08CI11.a.8.20) Selecionar argumentos queevidenciem as múltiplas dimensões da sexualidadehumana (biológica,sociocultural, afetiva e ética). |
ADOLESCÊNCIA E REPRODUÇÃO HUMANA |
Sistemas biológicos. Mecanismos reprodutivos. Sexualidade. |
Adolescência. | Descrever e comunicar as alterações que ocorrem desde o nascimento em animais de diferentes meios terrestres ou aquáticos, inclusive o homem. |
(PR.EF08CI08.s.8.17) Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso. | (PR.EF08CI11.a.8.20) Selecionar argumentos queevidenciem as múltiplas dimensões da sexualidadehumana (biológica,sociocultural, afetiva e ética). |
ADOLESCÊNCIA E REPRODUÇÃO HUMANA |
Sistemas biológicos. Mecanismos reprodutivos. Sexualidade. |
Sistema genital feminino. | (PR.EF05CI.n.5.02) Entender o corpo humano como um todo integrado, organizado e constituído por um conjunto de sistemas (digestório, respiratório, circulatório, muscular, ósseo, nervoso, reprodutor e outros) com funções específicas que se relacionam entre si. | (PR.EF08CI08.s.8.17) Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso. | (PR.EF08CI11.a.8.20) Selecionar argumentos queevidenciem as múltiplas dimensões da sexualidadehumana (biológica,sociocultural, afetiva e ética). |
ADOLESCÊNCIA E REPRODUÇÃO HUMANA |
Sistemas biológicos. Mecanismos reprodutivos. Sexualidade. |
Métodos anticoncepcionais. |
|
(PR.EF08CI09.s.8.18) Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). |
|
ADOLESCÊNCIA E REPRODUÇÃO HUMANA |
Sistemas biológicos. Mecanismos reprodutivos. Sexualidade. |
Infecções sexualmente transmissíveis (IST). | (PR.EF04CI08.s.4.13) Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns microrganismos (vírus, bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas. |
(PR.EF08CI10.s.8.19) Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas IST (com ênfase na AIDS), e discutir estratégias e métodos de prevenção. |
(PR.EF08CI09.s.8.18) Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). (PR.EF08CI11.a.8.20) Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética). |
ADOLESCÊNCIA E REPRODUÇÃO HUMANA |
Sistemas biológicos. Mecanismos reprodutivos. Sexualidade. |
Ciclo menstrual e fecundação. | (PR.EF08CI08.s.8.17) Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso. |
(PR.EF08CI11.a.8.20) Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética). | |
ADOLESCÊNCIA E REPRODUÇÃO HUMANA |
Sistemas biológicos. Mecanismos reprodutivos. Sexualidade. |
Gestação. | (PR.EF08CI08.s.8.17) Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso. | (PR.EF08CI11.a.8.20) Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética). | |
ADOLESCÊNCIA E REPRODUÇÃO HUMANA |
Sistemas biológicos. Mecanismos reprodutivos. Sexualidade. |
Dimensões da sexualidade humana. |
(PR.EF02CI.n.2.03) Reconhecer que seu corpo lhe pertence e só pode ser tocado por outra pessoa por seu consentimento ou por razões de saúde e higiene. |
(PR.EF08CI11.a.8.20) Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética). |
(PR.EF08CI09.s.8.18) Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). (PR.EF08CI10.s.8.19) Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas IST (com ênfase na AIDS), e discutir estratégias e métodos de prevenção. |
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
ENERGIA |
Fontes e tipos de energia. Transformação de energia. Cálculo de consumo de energia elétrica. Circuitos elétricos. Uso consciente de energia elétrica. |
Formas e fontes de energia. |
(PR.EF08CI01.s.8.01) Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades. |
(PR.EF08CI05.a.8.05) Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável. |
|
ENERGIA | Fontes e tipos de energia. Transformação de energia. Cálculo de consumo de energia elétrica. Circuitos elétricos. Uso consciente de energia elétrica. | Transformações de energia. |
(PR.EF08CI03.s.8.03) Classificar equipamentos elétricos residenciais (chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio, geladeira etc.) de acordo com o tipo de transformação de energia (da energia elétrica para a térmica, luminosa, sonora e mecânica, por exemplo). |
(PR.EF08CI01.s.8.01) Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades. (PR.EF08CI06.s.8.06) Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola. |
|
ENERGIA | Fontes e tipos de energia. Transformação de energia. Cálculo de consumo de energia elétrica. Circuitos elétricos. Uso consciente de energia elétrica. | Processos de geração de energia elétrica. |
(PR.EF05CI02.s.5.08) Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais). |
(PR.EF08CI06.s.8.06) Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola. |
(PR.EF08CI01.s.8.01) Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades. (PR.EF08CI04.s.8.04) Calcular o consumo de eletrodomésticos a partir dos dados de potência (descritos no próprio equipamento) e tempo médio de uso para avaliar o impacto de cada equipamento no consumo doméstico mensal. |
ENERGIA | Fontes e tipos de energia. Transformação de energia. Cálculo de consumo de energia elétrica. Circuitos elétricos. Uso consciente de energia elétrica. | Trabalho e potência. |
(PR.EF08CI04.s.8.04) Calcular o consumo de eletrodomésticos a partir dos dados de potência (descritos no próprio equipamento) e tempo médio de uso para avaliar o impacto de cada equipamento no consumo doméstico mensal. (PR.EF08CI05.a.8.05) Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável. |
(PR.EF08CI03.s.8.03) Classificar equipamentos elétricos residenciais (chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio, geladeira etc.) de acordo com o tipo de transformação de energia (da energia elétrica para a térmica, luminosa, sonora e mecânica, por exemplo). (PR.EF08CI06.s.8.06) Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola. |
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
ELETRICIDADE E MAGNETISMO | Fontes e tipos de energia. Transformação de energia. Cálculo de consumo de energia elétrica. Circuitos elétricos. Uso consciente de energia elétrica. | Circuito elétrico. |
(PR.EF08CI02.s.8.02) Construir circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e lâmpadas ou outros dispositivos e compará-los a circuitos elétricos residenciais. |
(PR.EF08CI04.s.8.04) Calcular o consumo de eletrodomésticos a partir dos dados de potência (descritos no próprio equipamento) e tempo médio de uso para avaliar o impacto de cada equipamento no consumo doméstico mensal. | |
ELETRICIDADE E MAGNETISMO | Fontes e tipos de energia. Transformação de energia. Cálculo de consumo de energia elétrica. Circuitos elétricos. Uso consciente de energia elétrica. | Consumo de energia elétrica. |
(PR.EF08CI04.s.8.04) Calcular o consumo de eletrodomésticos a partir dos dados de potência (descritos no próprio equipamento) e tempo médio de uso para avaliar o impacto de cada equipamento no consumo doméstico mensal. (PR.EF08CI05.a.8.05) Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável. |
(PR.EF08CI03.s.8.03) Classificar equipamentos elétricos residenciais (chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio, geladeira etc.) de acordo com o tipo de transformação de energia (da energia elétrica para a térmica, luminosa, sonora e mecânica, por exemplo). (PR.EF08CI06.s.8.06) Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola. |
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
SOL, TERRA E LUA |
Sistema Sol, Terra e Lua. Água. Dinâmicas climáticas. |
Rotação. |
(PR.EF03CI08.s.3.09) Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu.
|
(PR.EF08CI13.s.8.10) Representar os movimentos de Rotação e Translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais. |
|
SOL, TERRA E LUA |
Sistema Sol, Terra e Lua. Água. Dinâmicas climáticas. |
Translação. |
(PR.EF03CI08.s.3.09) Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu.
(PR.EF05CI11.d.5.14) Reconhecer os movimentos da Terra, Rotação e Translação, e associá-los aos períodos diários e às estações do ano. |
(PR.EF08CI13.s.8.10) Representar os movimentos de Rotação e Translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais. | |
SOL, TERRA E LUA |
Sistema Sol, Terra e Lua. Água. Dinâmicas climáticas. |
Lua. |
|
(PR.EF08CI12.s.8.08) Justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua. |
|
SOL, TERRA E LUA |
Sistema Sol, Terra e Lua. Água. Dinâmicas climáticas. |
Clima e tempo. |
(PR.EF08CI15.s.8.12) Identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo. |
(PR.EF08CI.n.8.14) Compreender a relação entre as alterações climáticas e a qualidade de vida dos seres vivos. | |
SOL, TERRA E LUA |
Sistema Sol, Terra e Lua. Água. Dinâmicas climáticas. |
Fenômenos climáticos. | (PR.EF01CI01.d.1.15) Compreender a influência do ser humano como agente transformador do meio para atender suas necessidades, reconhecendo atitudes de cuidados para conservação do ambiente. |
(PR.EF08CI16.s.8.13) Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.
|
(PR.EF08CI15.s.8.12) Identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo. |