Ciências - 8º Ano

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
A NUTRIÇÃO E O SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO

Sistemas biológicos.

Mecanismos reprodutivos. Sexualidade.

Organização do corpo humano.

(PR.EF05CI.n.5.01) Reconhecer os níveis de organização do corpo humano (célula, tecido, órgão e sistema), identificando as funções dos principais órgãos que caracterizam os sistemas digestório, respiratório e circulatório.

(PR.EF08CI.n.8.15)  Reconhecer o corpo humano como um todo integrado, estabelecendo a estrutura, o funcionamento e as relações entre os sistemas biológicos (digestório, cardiovascular, respiratório, excretor e endócrino), compreendendo a saúde como bem-estar físico, social, cultural e psíquico do indivíduo.

 
A NUTRIÇÃO E O SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO

Sistemas biológicos.

Mecanismos reprodutivos. Sexualidade.

Vitaminas e sais minerais.


(PR.EF05CI06.s.5.03)  Selecionar argumentos que justifiquem o porquê os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas.


(PR.EF05CI07.s.5.04)  Justificar a relação entre o funcionamento do sistema circulatório, a distribuição dos nutrientes pelo organismo e a eliminação dos resíduos produzidos.

(PR.EF08CI.n.8.15)  Reconhecer o corpo humano como um todo integrado, estabelecendo a estrutura, o funcionamento e as relações entre os sistemas biológicos (digestório, cardiovascular, respiratório, excretor e endócrino), compreendendo a saúde como bem-estar físico, social, cultural e psíquico do indivíduo.  
A NUTRIÇÃO E O SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO

Sistemas biológicos.

Mecanismos reprodutivos. Sexualidade.

Carboidratos.

(PR.EF05CI06.s.5.03)  Selecionar argumentos que justifiquem o porquê os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas.


(PR.EF05CI07.s.5.04)  Justificar a relação entre o funcionamento do sistema circulatório, a distribuição dos nutrientes pelo organismo e a eliminação dos resíduos produzidos.

(PR.EF08CI.n.8.15)  Reconhecer o corpo humano como um todo integrado, estabelecendo a estrutura, o funcionamento e as relações entre os sistemas biológicos (digestório, cardiovascular, respiratório, excretor e endócrino), compreendendo a saúde como bem-estar físico, social, cultural e psíquico do indivíduo.  
A NUTRIÇÃO E O SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO

Sistemas biológicos.

Mecanismos reprodutivos. Sexualidade.

Lipídios.

(PR.EF05CI06.s.5.03)  Selecionar argumentos que justifiquem o porquê os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas.


(PR.EF05CI07.s.5.04)  Justificar a relação entre o funcionamento do sistema circulatório, a distribuição dos nutrientes pelo organismo e a eliminação dos resíduos produzidos.

(PR.EF08CI.n.8.15)  Reconhecer o corpo humano como um todo integrado, estabelecendo a estrutura, o funcionamento e as relações entre os sistemas biológicos (digestório, cardiovascular, respiratório, excretor e endócrino), compreendendo a saúde como bem-estar físico, social, cultural e psíquico do indivíduo.  
A NUTRIÇÃO E O SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO

Sistemas biológicos.

Mecanismos reprodutivos. Sexualidade.

Proteínas.

(PR.EF05CI06.s.5.03)  Selecionar argumentos que justifiquem o porquê os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas.


(PR.EF05CI07.s.5.04)  Justificar a relação entre o funcionamento do sistema circulatório, a distribuição dos nutrientes pelo organismo e a eliminação dos resíduos produzidos.

(PR.EF08CI.n.8.15)  Reconhecer o corpo humano como um todo integrado, estabelecendo a estrutura, o funcionamento e as relações entre os sistemas biológicos (digestório, cardiovascular, respiratório, excretor e endócrino), compreendendo a saúde como bem-estar físico, social, cultural e psíquico do indivíduo.  
A NUTRIÇÃO E O SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO

Sistemas biológicos.

Mecanismos reprodutivos. Sexualidade.

Alimentação saudável.


(PR.EF01CI.n.1.05)  Reconhecer a importância dos alimentos para a saúde do corpo, compreendendo que uma alimentação saudável depende de uma dieta equilibrada em termos de variedade, qualidade e quantidade de nutrientes.


(PR.EF05CI08.a.5.05) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo, relacionando a importância da educação alimentar e nutricional.


(PR.EF05CI09.s.5.06) Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como obesidade, subnutrição etc.) entre crianças e jovens a partir da análise de seus hábitos (tipos e quantidade de alimento ingerido, prática de atividade física etc.).

(PR.EF08CI.n.8.15)  Reconhecer o corpo humano como um todo integrado, estabelecendo a estrutura, o funcionamento e as relações entre os sistemas biológicos (digestório, cardiovascular, respiratório, excretor e endócrino), compreendendo a saúde como bem-estar físico, social, cultural e psíquico do indivíduo.  
A NUTRIÇÃO E O SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO

Sistemas biológicos.

Mecanismos reprodutivos. Sexualidade.

Sistema digestório.
(PR.EF05CI09.s.5.06)  Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como obesidade, subnutrição etc.) entre crianças e jovens a partir da análise de seus hábitos (tipos e quantidade de alimento ingerido, prática de atividade física etc.).
(PR.EF08CI.n.8.15)  Reconhecer o corpo humano como um todo integrado, estabelecendo a estrutura, o funcionamento e as relações entre os sistemas biológicos (digestório, cardiovascular, respiratório, excretor e endócrino), compreendendo a saúde como bem-estar físico, social, cultural e psíquico do indivíduo.  

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
SISTEMAS CARDIOVASCULAR, LINFÁTICO E IMUNITÁRIO HUMANOS

Sistemas biológicos.

Mecanismos reprodutivos. Sexualidade.

Sistema cardiovascular. (PR.EF05CI.n.5.02) Entender o corpo humano como um todo integrado, organizado e constituído por um conjunto de sistemas (digestório, respiratório, circulatório, muscular, ósseo, nervoso, reprodutor e outros) com funções específicas que se relacionam entre si. (PR.EF08CI.n.8.15)  Reconhecer o corpo humano como um todo integrado, estabelecendo a estrutura, o funcionamento e as relações entre os sistemas biológicos (digestório, cardiovascular, respiratório, excretor e endócrino), compreendendo a saúde como bem-estar físico, social, cultural e psíquico do indivíduo.  
SISTEMAS CARDIOVASCULAR, LINFÁTICO E IMUNITÁRIO HUMANOS

Sistemas biológicos.

Mecanismos reprodutivos. Sexualidade.

Sistema linfático. (PR.EF05CI.n.5.02) Entender o corpo humano como um todo integrado, organizado e constituído por um conjunto de sistemas (digestório, respiratório, circulatório, muscular, ósseo, nervoso, reprodutor e outros) com funções específicas que se relacionam entre si. (PR.EF08CI.n.8.15)  Reconhecer o corpo humano como um todo integrado, estabelecendo a estrutura, o funcionamento e as relações entre os sistemas biológicos (digestório, cardiovascular, respiratório, excretor e endócrino), compreendendo a saúde como bem-estar físico, social, cultural e psíquico do indivíduo.  
SISTEMAS CARDIOVASCULAR, LINFÁTICO E IMUNITÁRIO HUMANOS

Sistemas biológicos.

Mecanismos reprodutivos. Sexualidade.

Sistema imunitário. (PR.EF05CI.n.5.02) Entender o corpo humano como um todo integrado, organizado e constituído por um conjunto de sistemas (digestório, respiratório, circulatório, muscular, ósseo, nervoso, reprodutor e outros) com funções específicas que se relacionam entre si. (PR.EF08CI.n.8.15)  Reconhecer o corpo humano como um todo integrado, estabelecendo a estrutura, o funcionamento e as relações entre os sistemas biológicos (digestório, cardiovascular, respiratório, excretor e endócrino), compreendendo a saúde como bem-estar físico, social, cultural e psíquico do indivíduo.  

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
SISTEMAS RESPIRATÓRIO, URINÁRIO E ENDÓCRINO HUMANOS

Sistemas biológicos.

Mecanismos reprodutivos. Sexualidade.

Sistema respiratório. (PR.EF05CI.n.5.02) Entender o corpo humano como um todo integrado, organizado e constituído por um conjunto de sistemas (digestório, respiratório, circulatório, muscular, ósseo, nervoso, reprodutor e outros) com funções específicas que se relacionam entre si. (PR.EF08CI.n.8.15)  Reconhecer o corpo humano como um todo integrado, estabelecendo a estrutura, o funcionamento e as relações entre os sistemas biológicos (digestório, cardiovascular, respiratório, excretor e endócrino), compreendendo a saúde como bem-estar físico, social, cultural e psíquico do indivíduo.  
SISTEMAS RESPIRATÓRIO, URINÁRIO E ENDÓCRINO HUMANOS

Sistemas biológicos.

Mecanismos reprodutivos. Sexualidade.

Sistema urinário. (PR.EF05CI.n.5.02) Entender o corpo humano como um todo integrado, organizado e constituído por um conjunto de sistemas (digestório, respiratório, circulatório, muscular, ósseo, nervoso, reprodutor e outros) com funções específicas que se relacionam entre si. (PR.EF08CI.n.8.15)  Reconhecer o corpo humano como um todo integrado, estabelecendo a estrutura, o funcionamento e as relações entre os sistemas biológicos (digestório, cardiovascular, respiratório, excretor e endócrino), compreendendo a saúde como bem-estar físico, social, cultural e psíquico do indivíduo.  
SISTEMAS RESPIRATÓRIO, URINÁRIO E ENDÓCRINO HUMANOS

Sistemas biológicos.

Mecanismos reprodutivos. Sexualidade.

Sistema endócrino. (PR.EF05CI.n.5.02) Entender o corpo humano como um todo integrado, organizado e constituído por um conjunto de sistemas (digestório, respiratório, circulatório, muscular, ósseo, nervoso, reprodutor e outros) com funções específicas que se relacionam entre si. (PR.EF08CI.n.8.15)  Reconhecer o corpo humano como um todo integrado, estabelecendo a estrutura, o funcionamento e as relações entre os sistemas biológicos (digestório, cardiovascular, respiratório, excretor e endócrino), compreendendo a saúde como bem-estar físico, social, cultural e psíquico do indivíduo.  

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
ADOLESCÊNCIA E REPRODUÇÃO HUMANA

Sistemas biológicos.

Mecanismos reprodutivos. Sexualidade.

Processos reprodutivos.  
(PR.EF08CI07.s.8.16)  Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.

(PR.EF08CI11.a.8.20) Selecionar argumentos queevidenciem as múltiplas dimensões da sexualidadehumana (biológica,sociocultural, afetiva e ética).

ADOLESCÊNCIA E REPRODUÇÃO HUMANA

Sistemas biológicos.

Mecanismos reprodutivos. Sexualidade.

Sistema genital masculino. (PR.EF05CI.n.5.02) Entender o corpo humano como um todo integrado, organizado e constituído por um conjunto de sistemas (digestório, respiratório, circulatório, muscular, ósseo, nervoso, reprodutor e outros) com funções específicas que se relacionam entre si.
(PR.EF08CI08.s.8.17)  Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.
(PR.EF08CI11.a.8.20) Selecionar argumentos queevidenciem as múltiplas dimensões da sexualidadehumana (biológica,sociocultural, afetiva e ética).
ADOLESCÊNCIA E REPRODUÇÃO HUMANA

Sistemas biológicos.

Mecanismos reprodutivos. Sexualidade.

Adolescência.
Descrever e comunicar as alterações que ocorrem desde o nascimento em animais de diferentes meios terrestres ou aquáticos, inclusive o homem.
(PR.EF08CI08.s.8.17)  Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso. (PR.EF08CI11.a.8.20) Selecionar argumentos queevidenciem as múltiplas dimensões da sexualidadehumana (biológica,sociocultural, afetiva e ética).
ADOLESCÊNCIA E REPRODUÇÃO HUMANA

Sistemas biológicos.

Mecanismos reprodutivos. Sexualidade.

Sistema genital feminino. (PR.EF05CI.n.5.02) Entender o corpo humano como um todo integrado, organizado e constituído por um conjunto de sistemas (digestório, respiratório, circulatório, muscular, ósseo, nervoso, reprodutor e outros) com funções específicas que se relacionam entre si. (PR.EF08CI08.s.8.17)  Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso. (PR.EF08CI11.a.8.20) Selecionar argumentos queevidenciem as múltiplas dimensões da sexualidadehumana (biológica,sociocultural, afetiva e ética).
ADOLESCÊNCIA E REPRODUÇÃO HUMANA

Sistemas biológicos.

Mecanismos reprodutivos. Sexualidade.

Métodos anticoncepcionais.

 

(PR.EF08CI09.s.8.18) Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).


(PR.EF08CI10.s.8.19) Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas IST (com ênfase na AIDS), e discutir estratégias e métodos de prevenção.


(PR.EF08CI11.a.8.20) Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética).

ADOLESCÊNCIA E REPRODUÇÃO HUMANA

Sistemas biológicos.

Mecanismos reprodutivos. Sexualidade.

Infecções sexualmente transmissíveis (IST).
(PR.EF04CI08.s.4.13)  Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns microrganismos (vírus, bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas.
(PR.EF08CI10.s.8.19) Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas IST (com ênfase na AIDS), e discutir estratégias e métodos de prevenção.

(PR.EF08CI09.s.8.18) Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

(PR.EF08CI11.a.8.20) Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética).

ADOLESCÊNCIA E REPRODUÇÃO HUMANA

Sistemas biológicos.

Mecanismos reprodutivos. Sexualidade.

Ciclo menstrual e fecundação.  
(PR.EF08CI08.s.8.17) Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.
(PR.EF08CI11.a.8.20) Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética).
ADOLESCÊNCIA E REPRODUÇÃO HUMANA

Sistemas biológicos.

Mecanismos reprodutivos. Sexualidade.

Gestação.   (PR.EF08CI08.s.8.17) Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso. (PR.EF08CI11.a.8.20) Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética).
ADOLESCÊNCIA E REPRODUÇÃO HUMANA

Sistemas biológicos.

Mecanismos reprodutivos. Sexualidade.

Dimensões da sexualidade humana.

(PR.EF02CI.n.2.03) Reconhecer que seu corpo lhe pertence e só pode ser tocado por outra pessoa por seu consentimento ou por razões de saúde e higiene.

(PR.EF08CI11.a.8.20) Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética).

(PR.EF08CI09.s.8.18) Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

(PR.EF08CI10.s.8.19) Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas IST (com ênfase na AIDS), e discutir estratégias e métodos de prevenção.

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
ENERGIA

Fontes e tipos de energia. Transformação de energia. Cálculo de consumo de energia elétrica. Circuitos elétricos. Uso consciente de energia elétrica.

Formas e fontes de energia.  

(PR.EF08CI01.s.8.01) Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades.

(PR.EF08CI05.a.8.05) Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável.

ENERGIA Fontes e tipos de energia. Transformação de energia. Cálculo de consumo de energia elétrica. Circuitos elétricos. Uso consciente de energia elétrica. Transformações de energia.  

(PR.EF08CI03.s.8.03) Classificar equipamentos elétricos residenciais (chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio, geladeira etc.) de acordo com o tipo de transformação de energia (da energia elétrica para a térmica, luminosa, sonora e mecânica, por exemplo).

(PR.EF08CI01.s.8.01) Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades.

(PR.EF08CI06.s.8.06) Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.

ENERGIA Fontes e tipos de energia. Transformação de energia. Cálculo de consumo de energia elétrica. Circuitos elétricos. Uso consciente de energia elétrica. Processos de geração de energia elétrica.

(PR.EF05CI02.s.5.08)  Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais).

(PR.EF08CI06.s.8.06)  Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.

(PR.EF08CI01.s.8.01) Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades.

(PR.EF08CI04.s.8.04) Calcular o consumo de eletrodomésticos a partir dos dados de potência (descritos no próprio equipamento) e tempo médio de uso para avaliar o impacto de cada equipamento no consumo doméstico mensal.
(PR.EF08CI05.a.8.05) Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável.

ENERGIA Fontes e tipos de energia. Transformação de energia. Cálculo de consumo de energia elétrica. Circuitos elétricos. Uso consciente de energia elétrica. Trabalho e potência.  

(PR.EF08CI04.s.8.04) Calcular o consumo de eletrodomésticos a partir dos dados de potência (descritos no próprio equipamento) e tempo médio de uso para avaliar o impacto de cada equipamento no consumo doméstico mensal.

(PR.EF08CI05.a.8.05) Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável.

(PR.EF08CI03.s.8.03) Classificar equipamentos elétricos residenciais (chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio, geladeira etc.) de acordo com o tipo de transformação de energia (da energia elétrica para a térmica, luminosa, sonora e mecânica, por exemplo).

(PR.EF08CI06.s.8.06)  Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
ELETRICIDADE E MAGNETISMO Fontes e tipos de energia. Transformação de energia. Cálculo de consumo de energia elétrica. Circuitos elétricos. Uso consciente de energia elétrica. Circuito elétrico.  

(PR.EF08CI02.s.8.02) Construir circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e lâmpadas ou outros dispositivos e compará-los a circuitos elétricos residenciais.

(PR.EF08CI04.s.8.04) Calcular o consumo de eletrodomésticos a partir dos dados de potência (descritos no próprio equipamento) e tempo médio de uso para avaliar o impacto de cada equipamento no consumo doméstico mensal.
ELETRICIDADE E MAGNETISMO Fontes e tipos de energia. Transformação de energia. Cálculo de consumo de energia elétrica. Circuitos elétricos. Uso consciente de energia elétrica. Consumo de energia elétrica.  

(PR.EF08CI04.s.8.04) Calcular o consumo de eletrodomésticos a partir dos dados de potência (descritos no próprio equipamento) e tempo médio de uso para avaliar o impacto de cada equipamento no consumo doméstico mensal.

(PR.EF08CI05.a.8.05) Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável.

(PR.EF08CI03.s.8.03) Classificar equipamentos elétricos residenciais (chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio, geladeira etc.) de acordo com o tipo de transformação de energia (da energia elétrica para a térmica, luminosa, sonora e mecânica, por exemplo).

(PR.EF08CI06.s.8.06)  Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
SOL, TERRA E LUA

Sistema Sol, Terra e Lua.

Água.

Dinâmicas climáticas.

Rotação.

(PR.EF03CI08.s.3.09) Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu.


(PR.EF04CI11.s.4.03)  Associar os movimentos cíclicos da Lua e da Terra a períodos de tempo regulares, e o uso desse conhecimento para a construção de calendários em diferentes culturas.


(PR.EF05CI11.d.5.14)  Reconhecer os movimentos da Terra, Rotação e Translação, e associá-los aos  períodos diários e às estações do ano.

(PR.EF08CI13.s.8.10) Representar os movimentos de Rotação e Translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais.

 
SOL, TERRA E LUA

Sistema Sol, Terra e Lua.

Água.

Dinâmicas climáticas.

Translação.

(PR.EF03CI08.s.3.09) Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu.


(PR.EF04CI11.s.4.03)  Associar os movimentos cíclicos da Lua e da Terra a períodos de tempo regulares, e o uso desse conhecimento para a construção de calendários em diferentes culturas.

(PR.EF05CI11.d.5.14)  Reconhecer os movimentos da Terra, Rotação e Translação, e associá-los aos  períodos diários e às estações do ano.

(PR.EF08CI13.s.8.10) Representar os movimentos de Rotação e Translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais.  
SOL, TERRA E LUA

Sistema Sol, Terra e Lua.

Água.

Dinâmicas climáticas.

Lua.


(PR.EF02CI07.s.2.12) Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho da sombra projetada.


 (PR.EF03CI08.s.3.09) Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu.


(PR.EF04CI11.s.4.03) Associar os movimentos cíclicos da Lua e da Terra a períodos de tempo regulares e ao uso desse conhecimento para a construção de calendários em diferentes culturas.

(PR.EF08CI12.s.8.08) Justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.

 
SOL, TERRA E LUA

Sistema Sol, Terra e Lua.

Água.

Dinâmicas climáticas.

Clima e tempo.  

(PR.EF08CI15.s.8.12) Identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo.

(PR.EF08CI.n.8.14) Compreender a relação entre as alterações climáticas e a qualidade de vida dos seres vivos.
SOL, TERRA E LUA

Sistema Sol, Terra e Lua.

Água.

Dinâmicas climáticas.

Fenômenos climáticos.
(PR.EF01CI01.d.1.15) Compreender a influência do ser humano como agente transformador do meio para atender suas necessidades, reconhecendo atitudes de cuidados para conservação do ambiente.

(PR.EF08CI16.s.8.13) Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.


(PR.EF08CI.n.8.14) Compreender a relação entre as alterações climáticas e a qualidade de vida dos seres vivos.


(PR.EF08CI.n.8.07) Reconhecer e valorizar a água como um bem indispensável aos seres vivos e compreender as consequências da poluição da água na manutenção e conservação da vida.

(PR.EF08CI15.s.8.12) Identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo.