Ciências - 7º Ano
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
A VIDA NO PLANETA TERRA |
Biodiversidade. Célula: estrutura e funcionamento. Diversidade de ecossistemas. Fenômenos naturais e impactos ambientais. Programas e indicadores de saúde pública. |
Célula animal. |
(PR.EF04CI.n.4.14) Reconhecer a célula como unidade básica dos seres vivos, identificando diferentes representações (desenhos, esquemas, maquetes e outras). (PR.EF06CI05.s.6.02) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos. |
(PR.EF07CI.n.7.21) Diferenciar célula animal de célula vegetal a partir de suas organelas. |
(PR.EF07CI.n.7.19) Conhecer o sistema de classificação dos seres vivos para o entendimento dos grupamentos taxonômicos. |
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
A CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS |
Biodiversidade. Célula: estrutura e funcionamento. Diversidade de ecossistemas. Fenômenos naturais e impactos ambientais. Programas e indicadores de saúde pública. |
Classificação dos seres vivos. |
(PR.EF03CI06.s.3.03) Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.). (PR.EF03CI06.d.3.04) Conhecer e identificar semelhanças e diferenças entre os animais e organizar grupos classificando-os em vertebrados e invertebrados. |
(PR.EF07CI.n.7.19) Conhecer o sistema de classificação dos seres vivos para o entendimento dos grupamentos taxonômicos. | |
A CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS |
Biodiversidade. Célula: estrutura e funcionamento. Diversidade de ecossistemas. Fenômenos naturais e impactos ambientais. Programas e indicadores de saúde pública. |
Nomenclatura científica. | (PR.EF07CI.n.7.19) Conhecer o sistema de classificação dos seres vivos para o entendimento dos grupamentos taxonômicos. | ||
A CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS |
Biodiversidade. Célula: estrutura e funcionamento. Diversidade de ecossistemas. Fenômenos naturais e impactos ambientais. Programas e indicadores de saúde pública. |
Vírus. |
(PR.EF07CI.n.7.20) Identificar e diferenciar vírus, bactérias, protozoários e fungos, a partir de suas características, bem como conhecer as relações ecológicas estabelecidas por eles e as doenças relacionadas. |
(PR.EF07CI.n.7.19) Conhecer o sistema de classificação dos seres vivos para o entendimento dos grupamentos taxonômicos. | |
A CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS |
Biodiversidade. Célula: estrutura e funcionamento. Diversidade de ecossistemas. Fenômenos naturais e impactos ambientais. Programas e indicadores de saúde pública. |
Reino Monera. | (PR.EF04CI06.s.4.18) Relacionar a participação de fungos e bactérias no processo de decomposição, reconhecendo a importância ambiental deste processo. | (PR.EF07CI.n.7.20) Identificar e diferenciar vírus, bactérias, protozoários e fungos, a partir de suas características, bem como conhecer as relações ecológicas estabelecidas por eles e as doenças relacionadas. | (PR.EF07CI.n.7.19) Conhecer o sistema de classificação dos seres vivos para o entendimento dos grupamentos taxonômicos. |
A CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS |
Biodiversidade. Célula: estrutura e funcionamento. Diversidade de ecossistemas. Fenômenos naturais e impactos ambientais. Programas e indicadores de saúde pública. |
Reino Protoctista. | (PR.EF07CI.n.7.20) Identificar e diferenciar vírus, bactérias, protozoários e fungos, a partir de suas características, bem como conhecer as relações ecológicas estabelecidas por eles e as doenças relacionadas. | (PR.EF07CI.n.7.19) Conhecer o sistema de classificação dos seres vivos para o entendimento dos grupamentos taxonômicos. | |
A CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS |
Biodiversidade. Célula: estrutura e funcionamento. Diversidade de ecossistemas. Fenômenos naturais e impactos ambientais. Programas e indicadores de saúde pública. |
Reino Fungi. | (PR.EF04CI06.s.4.18) Relacionar a participação de fungos e bactérias no processo de decomposição, reconhecendo a importância ambiental deste processo. | (PR.EF07CI.n.7.20) Identificar e diferenciar vírus, bactérias, protozoários e fungos, a partir de suas características, bem como conhecer as relações ecológicas estabelecidas por eles e as doenças relacionadas. | (PR.EF07CI.n.7.19) Conhecer o sistema de classificação dos seres vivos para o entendimento dos grupamentos taxonômicos. |
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
O REINO DAS PLANTAS |
Biodiversidade. Célula: estrutura e funcionamento. Diversidade de ecossistemas. Fenômenos naturais e impactos ambientais. Programas e indicadores de saúde pública. |
Célula vegetal. | (PR.EF04CI.n.4.14) Reconhecer a célula como unidade básica dos seres vivos, identificand diferentes representações (desenhos, esquemas, maquetes e outras). |
(PR.EF07CI.n.7.22) Conhecer e identificar as características (morfológicas e fisiológicas) das plantas e das algas, classificando-as e compreendendo o processo de fotossíntese. |
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O REINO DAS PLANTAS |
Biodiversidade. Célula: estrutura e funcionamento. Diversidade de ecossistemas. Fenômenos naturais e impactos ambientais. Programas e indicadores de saúde pública. |
Briófitas. | (PR.EF07CI.n.7.22) Conhecer e identificar as características (morfológicas e fisiológicas) das plantas e das algas, classificando-as e compreendendo o processo de fotossíntese. | ||
O REINO DAS PLANTAS |
Biodiversidade. Célula: estrutura e funcionamento. Diversidade de ecossistemas. Fenômenos naturais e impactos ambientais. Programas e indicadores de saúde pública. |
Pteridófitas. | (PR.EF07CI.n.7.22) Conhecer e identificar as características (morfológicas e fisiológicas) das plantas e das algas, classificando-as e compreendendo o processo de fotossíntese. | ||
O REINO DAS PLANTAS |
Biodiversidade. Célula: estrutura e funcionamento. Diversidade de ecossistemas. Fenômenos naturais e impactos ambientais. Programas e indicadores de saúde pública. |
Gimnospermas. | (PR.EF07CI.n.7.22) Conhecer e identificar as características (morfológicas e fisiológicas) das plantas e das algas, classificando-as e compreendendo o processo de fotossíntese. | ||
O REINO DAS PLANTAS |
Biodiversidade. Célula: estrutura e funcionamento. Diversidade de ecossistemas. Fenômenos naturais e impactos ambientais. Programas e indicadores de saúde pública. |
Angiospermas. | (PR.EF07CI.n.7.22) Conhecer e identificar as características (morfológicas e fisiológicas) das plantas e das algas, classificando-as e compreendendo o processo de fotossíntese. | ||
O REINO DAS PLANTAS |
Biodiversidade. Célula: estrutura e funcionamento. Diversidade de ecossistemas. Fenômenos naturais e impactos ambientais. Programas e indicadores de saúde pública. |
Raiz. |
(PR.EF02CI06.s.2.11) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos. |
(PR.EF07CI.n.7.22) Conhecer e identificar as características (morfológicas e fisiológicas) das plantas e das algas, classificando-as e compreendendo o processo de fotossíntese. | |
O REINO DAS PLANTAS |
Biodiversidade. Célula: estrutura e funcionamento. Diversidade de ecossistemas. Fenômenos naturais e impactos ambientais. Programas e indicadores de saúde pública. |
Caule. | (PR.EF02CI06.s.2.11) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos. | (PR.EF07CI.n.7.22) Conhecer e identificar as características (morfológicas e fisiológicas) das plantas e das algas, classificando-as e compreendendo o processo de fotossíntese. | |
O REINO DAS PLANTAS |
Biodiversidade. Célula: estrutura e funcionamento. Diversidade de ecossistemas. Fenômenos naturais e impactos ambientais. Programas e indicadores de saúde pública. |
Folha.. | (PR.EF02CI06.s.2.11) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos. | (PR.EF07CI.n.7.22) Conhecer e identificar as características (morfológicas e fisiológicas) das plantas e das algas, classificando-as e compreendendo o processo de fotossíntese. | |
O REINO DAS PLANTAS |
Biodiversidade. Célula: estrutura e funcionamento. Diversidade de ecossistemas. Fenômenos naturais e impactos ambientais. Programas e indicadores de saúde pública. |
Flor, fruto e semente. | (PR.EF02CI06.s.2.11) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos. | (PR.EF07CI.n.7.22) Conhecer e identificar as características (morfológicas e fisiológicas) das plantas e das algas, classificando-as e compreendendo o processo de fotossíntese. |
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
O REINO DOS ANIMAIS |
Biodiversidade. Célula: estrutura e funcionamento. Diversidade de ecossistemas. Fenômenos naturais e impactos ambientais. Programas e indicadores de saúde pública. |
Poríferos. | (PR.EF02CI04.d.2.06) Identificar os seres vivos aquáticos e terrestres, reconhecendo suas características no ambiente onde vivem. |
(PR.EF07CI.n.7.23) Conhecer as características dos animais, tais como: morfologia, fisiologia e ecologia, bem como os processos de reprodução e hereditariedade. |
(PR.EF07CI.n.7.12) Compreender as interações entre os animais e os ecossistemas e as relações com a saúde do ambiente e da sociedade. |
O REINO DOS ANIMAIS |
Biodiversidade. Célula: estrutura e funcionamento. Diversidade de ecossistemas. Fenômenos naturais e impactos ambientais. Programas e indicadores de saúde pública. |
Cnidários. | (PR.EF02CI04.d.2.06) Identificar os seres vivos aquáticos e terrestres, reconhecendo suas características no ambiente onde vivem. | (PR.EF07CI.n.7.23) Conhecer as características dos animais, tais como: morfologia, fisiologia e ecologia, bem como os processos de reprodução e hereditariedade. | (PR.EF07CI.n.7.12) Compreender as interações entre os animais e os ecossistemas e as relações com a saúde do ambiente e da sociedade. |
O REINO DOS ANIMAIS |
Biodiversidade. Célula: estrutura e funcionamento. Diversidade de ecossistemas. Fenômenos naturais e impactos ambientais. Programas e indicadores de saúde pública. |
Platelmintos. | (PR.EF02CI04.d.2.06) Identificar os seres vivos aquáticos e terrestres, reconhecendo suas características no ambiente onde vivem. | (PR.EF07CI.n.7.23) Conhecer as características dos animais, tais como: morfologia, fisiologia e ecologia, bem como os processos de reprodução e hereditariedade. | (PR.EF07CI.n.7.12) Compreender as interações entre os animais e os ecossistemas e as relações com a saúde do ambiente e da sociedade. |
O REINO DOS ANIMAIS |
Biodiversidade. Célula: estrutura e funcionamento. Diversidade de ecossistemas. Fenômenos naturais e impactos ambientais. Programas e indicadores de saúde pública. |
Nematódeos. | (PR.EF02CI04.d.2.06) Identificar os seres vivos aquáticos e terrestres, reconhecendo suas características no ambiente onde vivem. | (PR.EF07CI.n.7.23) Conhecer as características dos animais, tais como: morfologia, fisiologia e ecologia, bem como os processos de reprodução e hereditariedade. | (PR.EF07CI.n.7.12) Compreender as interações entre os animais e os ecossistemas e as relações com a saúde do ambiente e da sociedade. |
O REINO DOS ANIMAIS |
Biodiversidade. Célula: estrutura e funcionamento. Diversidade de ecossistemas. Fenômenos naturais e impactos ambientais. Programas e indicadores de saúde pública. |
Anelídeos. | (PR.EF02CI04.d.2.06) Identificar os seres vivos aquáticos e terrestres, reconhecendo suas características no ambiente onde vivem. | (PR.EF07CI.n.7.23) Conhecer as características dos animais, tais como: morfologia, fisiologia e ecologia, bem como os processos de reprodução e hereditariedade. | (PR.EF07CI.n.7.12) Compreender as interações entre os animais e os ecossistemas e as relações com a saúde do ambiente e da sociedade. |
O REINO DOS ANIMAIS |
Biodiversidade. Célula: estrutura e funcionamento. Diversidade de ecossistemas. Fenômenos naturais e impactos ambientais. Programas e indicadores de saúde pública. |
Moluscos. | (PR.EF02CI04.d.2.06) Identificar os seres vivos aquáticos e terrestres, reconhecendo suas características no ambiente onde vivem. | (PR.EF07CI.n.7.23) Conhecer as características dos animais, tais como: morfologia, fisiologia e ecologia, bem como os processos de reprodução e hereditariedade. | (PR.EF07CI.n.7.12) Compreender as interações entre os animais e os ecossistemas e as relações com a saúde do ambiente e da sociedade. |
O REINO DOS ANIMAIS |
Biodiversidade. Célula: estrutura e funcionamento. Diversidade de ecossistemas. Fenômenos naturais e impactos ambientais. Programas e indicadores de saúde pública. |
Artrópodes. | (PR.EF02CI04.d.2.06) Identificar os seres vivos aquáticos e terrestres, reconhecendo suas características no ambiente onde vivem. | (PR.EF07CI.n.7.23) Conhecer as características dos animais, tais como: morfologia, fisiologia e ecologia, bem como os processos de reprodução e hereditariedade. | (PR.EF07CI.n.7.12) Compreender as interações entre os animais e os ecossistemas e as relações com a saúde do ambiente e da sociedade. |
O REINO DOS ANIMAIS |
Biodiversidade. Célula: estrutura e funcionamento. Diversidade de ecossistemas. Fenômenos naturais e impactos ambientais. Programas e indicadores de saúde pública. |
Equinodermos. | (PR.EF02CI04.d.2.06) Identificar os seres vivos aquáticos e terrestres, reconhecendo suas características no ambiente onde vivem. | (PR.EF07CI.n.7.23) Conhecer as características dos animais, tais como: morfologia, fisiologia e ecologia, bem como os processos de reprodução e hereditariedade. | (PR.EF07CI.n.7.12) Compreender as interações entre os animais e os ecossistemas e as relações com a saúde do ambiente e da sociedade. |
O REINO DOS ANIMAIS |
Biodiversidade. Célula: estrutura e funcionamento. Diversidade de ecossistemas. Fenômenos naturais e impactos ambientais. Programas e indicadores de saúde pública. |
Peixes. | (PR.EF02CI04.d.2.06) Identificar os seres vivos aquáticos e terrestres, reconhecendo suas características no ambiente onde vivem. | (PR.EF07CI.n.7.23) Conhecer as características dos animais, tais como: morfologia, fisiologia e ecologia, bem como os processos de reprodução e hereditariedade. | (PR.EF07CI.n.7.12) Compreender as interações entre os animais e os ecossistemas e as relações com a saúde do ambiente e da sociedade. |
O REINO DOS ANIMAIS |
Biodiversidade. Célula: estrutura e funcionamento. Diversidade de ecossistemas. Fenômenos naturais e impactos ambientais. Programas e indicadores de saúde pública. |
Anfíbios. | (PR.EF02CI04.d.2.06) Identificar os seres vivos aquáticos e terrestres, reconhecendo suas características no ambiente onde vivem. | (PR.EF07CI.n.7.23) Conhecer as características dos animais, tais como: morfologia, fisiologia e ecologia, bem como os processos de reprodução e hereditariedade. | (PR.EF07CI.n.7.12) Compreender as interações entre os animais e os ecossistemas e as relações com a saúde do ambiente e da sociedade. |
O REINO DOS ANIMAIS |
Biodiversidade. Célula: estrutura e funcionamento. Diversidade de ecossistemas. Fenômenos naturais e impactos ambientais. Programas e indicadores de saúde pública. |
Répteis. | (PR.EF02CI04.d.2.06) Identificar os seres vivos aquáticos e terrestres, reconhecendo suas características no ambiente onde vivem. | (PR.EF07CI.n.7.23) Conhecer as características dos animais, tais como: morfologia, fisiologia e ecologia, bem como os processos de reprodução e hereditariedade. | (PR.EF07CI.n.7.12) Compreender as interações entre os animais e os ecossistemas e as relações com a saúde do ambiente e da sociedade. |
O REINO DOS ANIMAIS |
Biodiversidade. Célula: estrutura e funcionamento. Diversidade de ecossistemas. Fenômenos naturais e impactos ambientais. Programas e indicadores de saúde pública. |
Aves. | (PR.EF02CI04.d.2.06) Identificar os seres vivos aquáticos e terrestres, reconhecendo suas características no ambiente onde vivem. | (PR.EF07CI.n.7.23) Conhecer as características dos animais, tais como: morfologia, fisiologia e ecologia, bem como os processos de reprodução e hereditariedade. | (PR.EF07CI.n.7.12) Compreender as interações entre os animais e os ecossistemas e as relações com a saúde do ambiente e da sociedade. |
O REINO DOS ANIMAIS |
Biodiversidade. Célula: estrutura e funcionamento. Diversidade de ecossistemas. Fenômenos naturais e impactos ambientais. Programas e indicadores de saúde pública. |
Mamíferos. | (PR.EF02CI04.d.2.06) Identificar os seres vivos aquáticos e terrestres, reconhecendo suas características no ambiente onde vivem. | (PR.EF07CI.n.7.23) Conhecer as características dos animais, tais como: morfologia, fisiologia e ecologia, bem como os processos de reprodução e hereditariedade. | (PR.EF07CI.n.7.12) Compreender as interações entre os animais e os ecossistemas e as relações com a saúde do ambiente e da sociedade. |
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
RELAÇÕES ECOLÓGICAS |
Biodiversidade. Célula: estrutura e funcionamento. Diversidade de ecossistemas. Fenômenos naturais e impactos ambientais. Programas e indicadores de saúde pública. |
Relações ecológicas. |
(PR.EF03CI04.c.3.06) Compreender e valorizar a biodiversidade como fator importante para o equilíbrio do ambiente, estabelecendo relações com os ecossistemas locais. |
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(PR.EF07CI.n.7.23) Conhecer as características dos animais, tais como: morfologia, fisiologia e ecologia, bem como os processos de reprodução e hereditariedade. |
RELAÇÕES ECOLÓGICAS |
Biodiversidade. Célula: estrutura e funcionamento. Diversidade de ecossistemas. Fenômenos naturais e impactos ambientais. Programas e indicadores de saúde pública. |
Domínios morfoclimáticos brasileiros. |
(PR.EF03CI04.c.3.05) Conhecer a diversidade de ambientes e de seres vivos da região em que vivem. |
(PR.EF07CI07.s.7.14) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros e paranaenses quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas. (PR.EF07CI08.s.7.15) Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc. |
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
O AR | Composição do ar. Efeito Estufa. Camada de ozônio. Fenômenos naturais (vulcões, terremotos e tsunamis). Placas tectônicas e deriva continental. | Atmosfera. |
(PR.EF06CI11.s.6.03) Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características. |
(PR.EF07CI12.s.7.07) Demonstrar que o ar é uma mistura de gases, identificando sua composição, e discutir fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição. |
(PR.EF07CI14.s.7.09) Justificar a importância da camada de ozônio para a vida na Terra, identificando os fatores que aumentam ou diminuem sua presença na atmosfera, e discutir propostas individuais e coletivas para sua preservação. |
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
CALOR E TEMPERATURA | Máquinas simples; Formas de propagação do calor; Equilíbrio termodinâmico e vida na Terra; História dos combustíveis e das máquinas térmicas. |
Temperstura, calor e equilíbrio térmico. | (PR.EF07CI02.s.7.02) Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas. |
(PR.EF07CI04.s.7.04) Avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, bem como este é afetado pelo funcionamento de máquinas térmicas e de outras situações cotidianas. |
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CALOR E TEMPERATURA | Máquinas simples; Formas de propagação do calor; Equilíbrio termodinâmico e vida na Terra; História dos combustíveis e das máquinas térmicas. | Propagação de calor. | (PR.EF07CI03.s.7.03) Utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana, explicar o princípio de funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor solar etc.) e/ou construir soluções tecnológicas a partir desse conhecimento. |
(PR.EF07CI02.s.7.02) Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas. |
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CALOR E TEMPERATURA | Propagação de calor. | (PR.EF07CI04.s.7.04) Avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, bem como este é afetado pelo funcionamento de máquinas térmicas e de outras situações cotidianas. |
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
MÁQUINAS SIMPLES E MÁQUINAS TÉRMICAS | Máquinas simples; Formas de propagação do calor; Equilíbrio termodinâmico e vida na Terra; História dos combustíveis e das máquinas térmicas. |
Máquinas simples. (página 228-242) |
(PR.EF07CI01.s.7.01) Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor soluções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas. |
(PR.EF07CI05.s.7.05) Discutir o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar avanços, questões econômicas e problemas socioambientais causados pela produção e uso desses materiais e máquinas. |
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MÁQUINAS SIMPLES E MÁQUINAS TÉRMICAS | Máquinas simples; Formas de propagação do calor; Equilíbrio termodinâmico e vida na Terra; História dos combustíveis e das máquinas térmicas. |
Máquinas térmicas. (páginas 243-246). |
(PR.EF07CI05.s.7.05) Discutir o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar avanços, questões econômicas e problemas socioambientais causados pela produção e uso desses materiais e máquinas. | (PR.EF07CI01.s.7.01) Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor soluções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas. |