Ciências - 7º Ano

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
A VIDA NO PLANETA TERRA

Biodiversidade.

Célula: estrutura e funcionamento. Diversidade de ecossistemas. Fenômenos naturais e impactos ambientais.

Programas e indicadores de saúde pública.

Célula animal.

(PR.EF04CI.n.4.14) Reconhecer a célula como unidade básica dos seres vivos, identificando diferentes representações (desenhos, esquemas, maquetes e outras).

(PR.EF06CI05.s.6.02) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.

(PR.EF07CI.n.7.21) Diferenciar célula animal de célula vegetal a partir de suas organelas.

(PR.EF07CI.n.7.19) Conhecer o sistema de classificação dos seres vivos para o entendimento dos grupamentos taxonômicos.

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
A CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS

Biodiversidade.

Célula: estrutura e funcionamento. Diversidade de ecossistemas. Fenômenos naturais e impactos ambientais.

Programas e indicadores de saúde pública.

Classificação dos seres vivos.

(PR.EF03CI06.s.3.03) Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.).

(PR.EF03CI06.d.3.04) Conhecer e identificar semelhanças e diferenças entre os animais e organizar grupos classificando-os em vertebrados e invertebrados.

(PR.EF07CI.n.7.19) Conhecer o sistema de classificação dos seres vivos para o entendimento dos grupamentos taxonômicos.  
A CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS

Biodiversidade.

Célula: estrutura e funcionamento. Diversidade de ecossistemas.

Fenômenos naturais e impactos ambientais.

Programas e indicadores de saúde pública.

Nomenclatura científica.   (PR.EF07CI.n.7.19) Conhecer o sistema de classificação dos seres vivos para o entendimento dos grupamentos taxonômicos.  
A CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS

Biodiversidade.

Célula: estrutura e funcionamento. Diversidade de ecossistemas.

Fenômenos naturais e impactos ambientais.

Programas e indicadores de saúde pública.

Vírus.  

(PR.EF07CI.n.7.20)  Identificar e diferenciar vírus, bactérias, protozoários e fungos, a partir de suas características, bem como conhecer as relações ecológicas estabelecidas por eles e as doenças relacionadas.

(PR.EF07CI.n.7.19) Conhecer o sistema de classificação dos seres vivos para o entendimento dos grupamentos taxonômicos.
A CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS

Biodiversidade.

Célula: estrutura e funcionamento. Diversidade de ecossistemas.

Fenômenos naturais e impactos ambientais.

Programas e indicadores de saúde pública.

Reino Monera. (PR.EF04CI06.s.4.18) Relacionar a participação de fungos e bactérias no processo de decomposição, reconhecendo a importância ambiental deste processo. (PR.EF07CI.n.7.20)  Identificar e diferenciar vírus, bactérias, protozoários e fungos, a partir de suas características, bem como conhecer as relações ecológicas estabelecidas por eles e as doenças relacionadas. (PR.EF07CI.n.7.19) Conhecer o sistema de classificação dos seres vivos para o entendimento dos grupamentos taxonômicos.
A CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS

Biodiversidade.

Célula: estrutura e funcionamento. Diversidade de ecossistemas.

Fenômenos naturais e impactos ambientais.

Programas e indicadores de saúde pública.

Reino Protoctista.   (PR.EF07CI.n.7.20)  Identificar e diferenciar vírus, bactérias, protozoários e fungos, a partir de suas características, bem como conhecer as relações ecológicas estabelecidas por eles e as doenças relacionadas. (PR.EF07CI.n.7.19) Conhecer o sistema de classificação dos seres vivos para o entendimento dos grupamentos taxonômicos.
A CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS

Biodiversidade.

Célula: estrutura e funcionamento. Diversidade de ecossistemas.

Fenômenos naturais e impactos ambientais.

Programas e indicadores de saúde pública.

Reino Fungi. (PR.EF04CI06.s.4.18) Relacionar a participação de fungos e bactérias no processo de decomposição, reconhecendo a importância ambiental deste processo. (PR.EF07CI.n.7.20)  Identificar e diferenciar vírus, bactérias, protozoários e fungos, a partir de suas características, bem como conhecer as relações ecológicas estabelecidas por eles e as doenças relacionadas. (PR.EF07CI.n.7.19) Conhecer o sistema de classificação dos seres vivos para o entendimento dos grupamentos taxonômicos.

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS

O REINO DAS PLANTAS

Biodiversidade.

Célula: estrutura e funcionamento. Diversidade de ecossistemas. Fenômenos naturais e impactos ambientais. Programas e indicadores de saúde pública.

Célula vegetal. (PR.EF04CI.n.4.14) Reconhecer a célula como unidade básica dos seres vivos, identificand diferentes representações (desenhos, esquemas, maquetes e outras).

(PR.EF07CI.n.7.22) Conhecer e identificar as características (morfológicas e fisiológicas) das plantas e das algas, classificando-as e compreendendo o processo de fotossíntese.


(PR.EF07CI.n.7.21) Diferenciar célula animal de célula vegetal a partir de suas organelas.

O REINO DAS PLANTAS

Biodiversidade.

Célula: estrutura e funcionamento. Diversidade de ecossistemas. Fenômenos naturais e impactos ambientais. Programas e indicadores de saúde pública.

Briófitas.   (PR.EF07CI.n.7.22) Conhecer e identificar as características (morfológicas e fisiológicas) das plantas e das algas, classificando-as e compreendendo o processo de fotossíntese.  
O REINO DAS PLANTAS

Biodiversidade.

Célula: estrutura e funcionamento. Diversidade de ecossistemas. Fenômenos naturais e impactos ambientais. Programas e indicadores de saúde pública.

Pteridófitas.   (PR.EF07CI.n.7.22) Conhecer e identificar as características (morfológicas e fisiológicas) das plantas e das algas, classificando-as e compreendendo o processo de fotossíntese.  
O REINO DAS PLANTAS

Biodiversidade.

Célula: estrutura e funcionamento. Diversidade de ecossistemas. Fenômenos naturais e impactos ambientais. Programas e indicadores de saúde pública.

Gimnospermas.   (PR.EF07CI.n.7.22) Conhecer e identificar as características (morfológicas e fisiológicas) das plantas e das algas, classificando-as e compreendendo o processo de fotossíntese.  
O REINO DAS PLANTAS

Biodiversidade.

Célula: estrutura e funcionamento. Diversidade de ecossistemas. Fenômenos naturais e impactos ambientais. Programas e indicadores de saúde pública.

Angiospermas.   (PR.EF07CI.n.7.22) Conhecer e identificar as características (morfológicas e fisiológicas) das plantas e das algas, classificando-as e compreendendo o processo de fotossíntese.  
O REINO DAS PLANTAS

Biodiversidade.

Célula: estrutura e funcionamento. Diversidade de ecossistemas. Fenômenos naturais e impactos ambientais. Programas e indicadores de saúde pública.

Raiz.

(PR.EF02CI06.s.2.11) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos.

(PR.EF07CI.n.7.22) Conhecer e identificar as características (morfológicas e fisiológicas) das plantas e das algas, classificando-as e compreendendo o processo de fotossíntese.  
O REINO DAS PLANTAS

Biodiversidade.

Célula: estrutura e funcionamento. Diversidade de ecossistemas. Fenômenos naturais e impactos ambientais. Programas e indicadores de saúde pública.

Caule. (PR.EF02CI06.s.2.11) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos. (PR.EF07CI.n.7.22) Conhecer e identificar as características (morfológicas e fisiológicas) das plantas e das algas, classificando-as e compreendendo o processo de fotossíntese.  
O REINO DAS PLANTAS

Biodiversidade.

Célula: estrutura e funcionamento. Diversidade de ecossistemas. Fenômenos naturais e impactos ambientais. Programas e indicadores de saúde pública.

Folha.. (PR.EF02CI06.s.2.11) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos. (PR.EF07CI.n.7.22) Conhecer e identificar as características (morfológicas e fisiológicas) das plantas e das algas, classificando-as e compreendendo o processo de fotossíntese.  
O REINO DAS PLANTAS

Biodiversidade.

Célula: estrutura e funcionamento. Diversidade de ecossistemas. Fenômenos naturais e impactos ambientais. Programas e indicadores de saúde pública.

Flor, fruto e semente. (PR.EF02CI06.s.2.11) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos. (PR.EF07CI.n.7.22) Conhecer e identificar as características (morfológicas e fisiológicas) das plantas e das algas, classificando-as e compreendendo o processo de fotossíntese.  

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
O REINO DOS ANIMAIS

Biodiversidade.

Célula: estrutura e funcionamento. Diversidade de ecossistemas. Fenômenos naturais e impactos ambientais. Programas e indicadores de saúde pública.

Poríferos. (PR.EF02CI04.d.2.06)  Identificar os seres vivos aquáticos e terrestres, reconhecendo suas características no ambiente onde vivem.

(PR.EF07CI.n.7.23)  Conhecer as características dos animais, tais como: morfologia, fisiologia e ecologia, bem como os processos de reprodução e hereditariedade.

(PR.EF07CI.n.7.12)  Compreender as interações entre os animais e os ecossistemas e as relações com a saúde do ambiente e da sociedade.

O REINO DOS ANIMAIS

Biodiversidade.

Célula: estrutura e funcionamento. Diversidade de ecossistemas. Fenômenos naturais e impactos ambientais. Programas e indicadores de saúde pública.

Cnidários. (PR.EF02CI04.d.2.06)  Identificar os seres vivos aquáticos e terrestres, reconhecendo suas características no ambiente onde vivem. (PR.EF07CI.n.7.23)  Conhecer as características dos animais, tais como: morfologia, fisiologia e ecologia, bem como os processos de reprodução e hereditariedade. (PR.EF07CI.n.7.12)  Compreender as interações entre os animais e os ecossistemas e as relações com a saúde do ambiente e da sociedade.
O REINO DOS ANIMAIS

Biodiversidade.

Célula: estrutura e funcionamento. Diversidade de ecossistemas. Fenômenos naturais e impactos ambientais. Programas e indicadores de saúde pública.

Platelmintos. (PR.EF02CI04.d.2.06)  Identificar os seres vivos aquáticos e terrestres, reconhecendo suas características no ambiente onde vivem. (PR.EF07CI.n.7.23)  Conhecer as características dos animais, tais como: morfologia, fisiologia e ecologia, bem como os processos de reprodução e hereditariedade. (PR.EF07CI.n.7.12)  Compreender as interações entre os animais e os ecossistemas e as relações com a saúde do ambiente e da sociedade.
O REINO DOS ANIMAIS

Biodiversidade.

Célula: estrutura e funcionamento. Diversidade de ecossistemas. Fenômenos naturais e impactos ambientais. Programas e indicadores de saúde pública.

Nematódeos. (PR.EF02CI04.d.2.06)  Identificar os seres vivos aquáticos e terrestres, reconhecendo suas características no ambiente onde vivem. (PR.EF07CI.n.7.23)  Conhecer as características dos animais, tais como: morfologia, fisiologia e ecologia, bem como os processos de reprodução e hereditariedade. (PR.EF07CI.n.7.12)  Compreender as interações entre os animais e os ecossistemas e as relações com a saúde do ambiente e da sociedade.
O REINO DOS ANIMAIS

Biodiversidade.

Célula: estrutura e funcionamento. Diversidade de ecossistemas. Fenômenos naturais e impactos ambientais. Programas e indicadores de saúde pública.

Anelídeos. (PR.EF02CI04.d.2.06)  Identificar os seres vivos aquáticos e terrestres, reconhecendo suas características no ambiente onde vivem. (PR.EF07CI.n.7.23)  Conhecer as características dos animais, tais como: morfologia, fisiologia e ecologia, bem como os processos de reprodução e hereditariedade. (PR.EF07CI.n.7.12)  Compreender as interações entre os animais e os ecossistemas e as relações com a saúde do ambiente e da sociedade.
O REINO DOS ANIMAIS

Biodiversidade.

Célula: estrutura e funcionamento. Diversidade de ecossistemas. Fenômenos naturais e impactos ambientais. Programas e indicadores de saúde pública.

Moluscos. (PR.EF02CI04.d.2.06)  Identificar os seres vivos aquáticos e terrestres, reconhecendo suas características no ambiente onde vivem. (PR.EF07CI.n.7.23)  Conhecer as características dos animais, tais como: morfologia, fisiologia e ecologia, bem como os processos de reprodução e hereditariedade. (PR.EF07CI.n.7.12)  Compreender as interações entre os animais e os ecossistemas e as relações com a saúde do ambiente e da sociedade.
O REINO DOS ANIMAIS

Biodiversidade.

Célula: estrutura e funcionamento. Diversidade de ecossistemas. Fenômenos naturais e impactos ambientais. Programas e indicadores de saúde pública.

Artrópodes. (PR.EF02CI04.d.2.06)  Identificar os seres vivos aquáticos e terrestres, reconhecendo suas características no ambiente onde vivem. (PR.EF07CI.n.7.23)  Conhecer as características dos animais, tais como: morfologia, fisiologia e ecologia, bem como os processos de reprodução e hereditariedade. (PR.EF07CI.n.7.12)  Compreender as interações entre os animais e os ecossistemas e as relações com a saúde do ambiente e da sociedade.
O REINO DOS ANIMAIS

Biodiversidade.

Célula: estrutura e funcionamento. Diversidade de ecossistemas. Fenômenos naturais e impactos ambientais. Programas e indicadores de saúde pública.

Equinodermos. (PR.EF02CI04.d.2.06)  Identificar os seres vivos aquáticos e terrestres, reconhecendo suas características no ambiente onde vivem. (PR.EF07CI.n.7.23)  Conhecer as características dos animais, tais como: morfologia, fisiologia e ecologia, bem como os processos de reprodução e hereditariedade. (PR.EF07CI.n.7.12)  Compreender as interações entre os animais e os ecossistemas e as relações com a saúde do ambiente e da sociedade.
O REINO DOS ANIMAIS

Biodiversidade.

Célula: estrutura e funcionamento. Diversidade de ecossistemas. Fenômenos naturais e impactos ambientais. Programas e indicadores de saúde pública.

Peixes. (PR.EF02CI04.d.2.06)  Identificar os seres vivos aquáticos e terrestres, reconhecendo suas características no ambiente onde vivem. (PR.EF07CI.n.7.23)  Conhecer as características dos animais, tais como: morfologia, fisiologia e ecologia, bem como os processos de reprodução e hereditariedade. (PR.EF07CI.n.7.12)  Compreender as interações entre os animais e os ecossistemas e as relações com a saúde do ambiente e da sociedade.
O REINO DOS ANIMAIS

Biodiversidade.

Célula: estrutura e funcionamento. Diversidade de ecossistemas. Fenômenos naturais e impactos ambientais. Programas e indicadores de saúde pública.

Anfíbios. (PR.EF02CI04.d.2.06)  Identificar os seres vivos aquáticos e terrestres, reconhecendo suas características no ambiente onde vivem. (PR.EF07CI.n.7.23)  Conhecer as características dos animais, tais como: morfologia, fisiologia e ecologia, bem como os processos de reprodução e hereditariedade. (PR.EF07CI.n.7.12)  Compreender as interações entre os animais e os ecossistemas e as relações com a saúde do ambiente e da sociedade.
O REINO DOS ANIMAIS

Biodiversidade.

Célula: estrutura e funcionamento. Diversidade de ecossistemas. Fenômenos naturais e impactos ambientais. Programas e indicadores de saúde pública.

Répteis. (PR.EF02CI04.d.2.06)  Identificar os seres vivos aquáticos e terrestres, reconhecendo suas características no ambiente onde vivem. (PR.EF07CI.n.7.23)  Conhecer as características dos animais, tais como: morfologia, fisiologia e ecologia, bem como os processos de reprodução e hereditariedade. (PR.EF07CI.n.7.12)  Compreender as interações entre os animais e os ecossistemas e as relações com a saúde do ambiente e da sociedade.
O REINO DOS ANIMAIS

Biodiversidade.

Célula: estrutura e funcionamento. Diversidade de ecossistemas. Fenômenos naturais e impactos ambientais. Programas e indicadores de saúde pública.

Aves. (PR.EF02CI04.d.2.06)  Identificar os seres vivos aquáticos e terrestres, reconhecendo suas características no ambiente onde vivem. (PR.EF07CI.n.7.23)  Conhecer as características dos animais, tais como: morfologia, fisiologia e ecologia, bem como os processos de reprodução e hereditariedade. (PR.EF07CI.n.7.12)  Compreender as interações entre os animais e os ecossistemas e as relações com a saúde do ambiente e da sociedade.
O REINO DOS ANIMAIS

Biodiversidade.

Célula: estrutura e funcionamento. Diversidade de ecossistemas. Fenômenos naturais e impactos ambientais. Programas e indicadores de saúde pública.

Mamíferos. (PR.EF02CI04.d.2.06)  Identificar os seres vivos aquáticos e terrestres, reconhecendo suas características no ambiente onde vivem. (PR.EF07CI.n.7.23)  Conhecer as características dos animais, tais como: morfologia, fisiologia e ecologia, bem como os processos de reprodução e hereditariedade. (PR.EF07CI.n.7.12)  Compreender as interações entre os animais e os ecossistemas e as relações com a saúde do ambiente e da sociedade.

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
RELAÇÕES ECOLÓGICAS

Biodiversidade.

Célula: estrutura e funcionamento. Diversidade de ecossistemas. Fenômenos naturais e impactos ambientais. Programas e indicadores de saúde pública.

Relações ecológicas.

(PR.EF03CI04.c.3.06)  Compreender e valorizar a biodiversidade como fator importante para o equilíbrio do ambiente, estabelecendo relações com os ecossistemas locais.


(PR.EF07CI.n.7.12)  Compreender as interações entre os animais e os ecossistemas e as relações com a saúde do ambiente e da sociedade.

(PR.EF07CI.n.7.23) Conhecer as características dos animais, tais como: morfologia, fisiologia e ecologia, bem como os processos de reprodução e hereditariedade.

RELAÇÕES ECOLÓGICAS

Biodiversidade.

Célula: estrutura e funcionamento. Diversidade de ecossistemas. Fenômenos naturais e impactos ambientais. Programas e indicadores de saúde pública.

Domínios morfoclimáticos brasileiros.

(PR.EF03CI04.c.3.05) Conhecer a diversidade de ambientes e de seres vivos da região em que vivem.

(PR.EF07CI07.s.7.14) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros e paranaenses quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.

(PR.EF07CI08.s.7.15)  Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.

 

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
O AR Composição do ar. Efeito Estufa. Camada de ozônio. Fenômenos naturais (vulcões, terremotos e tsunamis). Placas tectônicas e deriva continental. Atmosfera.

(PR.EF06CI11.s.6.03)  Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características.


(PR.EF07CI12.s.7.07)  Demonstrar que o ar é uma mistura de gases, identificando sua composição, e discutir fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição.

(PR.EF07CI14.s.7.09)  Justificar a importância da camada de ozônio para a vida na Terra, identificando os fatores que aumentam ou diminuem sua presença na atmosfera, e discutir propostas individuais e coletivas para sua preservação.

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
CALOR E TEMPERATURA
Máquinas simples;  Formas de propagação do calor; Equilíbrio termodinâmico e vida na Terra; História dos combustíveis e das máquinas térmicas.
Temperstura, calor e equilíbrio térmico.  
(PR.EF07CI02.s.7.02)  Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas.

(PR.EF07CI04.s.7.04)  Avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, bem como este é afetado pelo funcionamento de máquinas térmicas e de outras situações cotidianas.
CALOR E TEMPERATURA Máquinas simples;  Formas de propagação do calor; Equilíbrio termodinâmico e vida na Terra; História dos combustíveis e das máquinas térmicas. Propagação de calor.  
(PR.EF07CI03.s.7.03)  Utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana, explicar o princípio de funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor solar etc.) e/ou construir soluções tecnológicas a partir desse conhecimento.

(PR.EF07CI02.s.7.02)  Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas.
CALOR E TEMPERATURA   Propagação de calor.    
(PR.EF07CI04.s.7.04)  Avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, bem como este é afetado pelo funcionamento de máquinas térmicas e de outras situações cotidianas.

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
MÁQUINAS SIMPLES E MÁQUINAS TÉRMICAS Máquinas simples;  Formas de propagação do calor; Equilíbrio termodinâmico e vida na Terra; História dos combustíveis e das máquinas térmicas.

Máquinas simples.

(página 228-242)

 
(PR.EF07CI01.s.7.01)  Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor soluções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.

(PR.EF07CI05.s.7.05)  Discutir o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar avanços, questões econômicas e problemas socioambientais causados pela produção e uso desses materiais e máquinas.

MÁQUINAS SIMPLES E MÁQUINAS TÉRMICAS Máquinas simples;  Formas de propagação do calor; Equilíbrio termodinâmico e vida na Terra; História dos combustíveis e das máquinas térmicas.

Máquinas térmicas.

(páginas 243-246).

  (PR.EF07CI05.s.7.05)  Discutir o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar avanços, questões econômicas e problemas socioambientais causados pela produção e uso desses materiais e máquinas. (PR.EF07CI01.s.7.01)  Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor soluções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.