Ciências - 6º Ano
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
UM AMBIENTE DINÂMICO | Forma, estrutura e movimentos da Terra. | Biosfera. |
(PR.EF03CI07.s.3.08) Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.). |
(PR.EF06CI11.s.6.03) Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características. |
(PR.EF06CI.n.6.01) Reconhecer que as características da Terra primitiva e a constituição de sua atmosfera possibilitaram a formação dos componentes essenciais para o surgimento da vida. |
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
O PLANETA TERRA |
Célula como unidade da vida; Interação entre os sistemas locomotor, nervoso e sensorial. Visão e audição. |
Características da Terra primitiva. |
(PR.EF02CI05.s.2.10) Investigar a importância da água eda luz para a manutenção da vida de plantas em geral. |
(PR.EF06CI.n.6.01) Reconhecer que as características da Terra primitiva e a constituição de sua atmosfera possibilitaram a formação dos componentes essenciais para o surgimento da vida. |
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O PLANETA TERRA |
Forma, estrutura e movimentos da Terra. |
Litosfera. |
(PR.EF06CI11.s.6.03) Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características. |
(PR.EF06CI12.s.6.04) Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos e reconhecer sua presença e importância na sociedade. |
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O PLANETA TERRA |
Forma, estrutura e movimentos da Terra. |
Atmosfera. | (PR.EF06CI11.s.6.03) Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características. |
(PR.EF06CI.n.6.01) Reconhecer que as características da Terra primitiva e a constituição de sua atmosfera possibilitaram a formação dos componentes essenciais para o surgimento da vida. |
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O PLANETA TERRA | Forma, estrutura e movimentos da Terra. | Formação da Terra. |
(PR.EF03CI07.s.3.08) Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.). |
(PR.EF06CI.n.6.01) Reconhecer que as características da Terra primitiva e a constituição de sua atmosfera possibilitaram a formação dos componentes essenciais para o surgimento da vida. |
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O PLANETA TERRA | Forma, estrutura e movimentos da Terra. | Formação da Terra. | (PR.EF03CI07.s.3.08) Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.). |
(PR.EF06CI13.s.6.06) Selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra em comparação com outros planetas do Sistema Solar. |
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O PLANETA TERRA | Forma, estrutura e movimentos da Terra. | Hidrosfera. |
(PR.EF02CI.n.2.09) Identificar as características (formato, presença de água, solo etc.) do planeta Terra, percebendo que é formado por diferentes ambientes aquáticos e terrestres. |
(PR.EF06CI11.s.6.03) Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características. |
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O PLANETA TERRA | Forma, estrutura e movimentos da Terra. | Ciclo da água. |
(PR.EF04CI.n.4.07) Investigar sobre a distribuição de água no planeta, relacionando a sua importância para a vida na Terra. |
(PR.EF06CI11.s.6.03) Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características. |
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
A ÁGUA |
Técnicas de separação de materiais; materiais sintéticos. Transformações químicas. |
Elementos químicos. | (PR.EF04CI01.a.4.09) Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis (por exemplo: solubilidade de seus componentes), reconhecendo sua composição. |
(PR.EF06CI.n.6.08) Conhecer algumas substâncias químicas do cotidiano (H2, CO2, H2O, O2, CH4, NH3), compreendendo que as substâncias são formadas por elementos químicos. |
(PR.EF06CI01.s.6.10) Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia etc.). |
A ÁGUA |
Substâncias e misturas; misturas homogêneas e heterogêneas. Técnicas de separação de materiais; materiais sintéticos. Transformações químicas. |
Elementos químicos.
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(PR.EF04CI01.a.4.09) Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis (por exemplo: solubilidade de seus componentes), reconhecendo sua composição. | (PR.EF06CI.n.6.09) Compreender a diferença básica entre substâncias pura e mistura a partir de suas características macroscópicas. |
(PR.EF06CI01.s.6.10) Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia etc.). |
A ÁGUA |
Substâncias e misturas; misturas homogêneas e heterogêneas. Técnicas de separação de materiais; materiais sintéticos. Transformações químicas. |
Substâncias químicas. | (PR.EF04CI01.a.4.09) Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis (por exemplo: solubilidade de seus componentes), reconhecendo sua composição. | (PR.EF06CI.n.6.08) Conhecer algumas substâncias químicas do cotidiano (H2, CO2, H2O, O2, CH4, NH3), compreendendo que as substâncias são formadas por elementos químicos. | (PR.EF06CI01.s.6.10) Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia etc.). |
A ÁGUA |
Substâncias e misturas; misturas homogêneas e heterogêneas. Técnicas de separação de materiais; materiais sintéticos. Transformações químicas. |
Substâncias químicas. | (PR.EF04CI01.a.4.09) Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis (por exemplo: solubilidade de seus componentes), reconhecendo sua composição. | (PR.EF06CI.n.6.09) Compreender a diferença básica entre substâncias pura e mistura a partir de suas características macroscópicas. | (PR.EF06CI01.s.6.10) Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia etc.). |
A ÁGUA |
Substâncias e misturas; misturas homogêneas e heterogêneas. Técnicas de separação de materiais; materiais sintéticos. Transformações químicas. |
Misturas. | (PR.EF04CI01.a.4.09) Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis (por exemplo: solubilidade de seus componentes), reconhecendo sua composição. | (PR.EF06CI01.s.6.10) Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia etc.). |
(PR.EF06CI03.s.6.12) Selecionar técnicas mais adequadas para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais. |
A ÁGUA |
Substâncias e misturas; misturas homogêneas e heterogêneas. Técnicas de separação de materiais; materiais sintéticos. Transformações químicas. |
Separação de misturas. | (PR.EF06CI03.s.6.12) Selecionar técnicas mais adequadas para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais. |
(PR.EF06CI04.s.6.14) Associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico, reconhecendo benefícios, os riscos à saúde e avaliando impactos socioambientais. |
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
A CROSTA TERRESTRE | Forma, estrutura e movimentos da Terra. | Rochas e minerais. | (PR.EF06CI12.s.6.04) Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos e reconhecer sua presença e importância na sociedade. | (PR.EF06CI.n.6.05) Compreender a ação do intemperismo para o processo de formação e transformação do solo. | |
A CROSTA TERRESTRE | Forma, estrutura e movimentos da Terra. | Tipos de rochas. | (PR.EF06CI12.s.6.04) Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos e reconhecer sua presença e importância na sociedade. | (PR.EF06CI.n.6.05) Compreender a ação do intemperismo para o processo de formação e transformação do solo. | |
A CROSTA TERRESTRE | Forma, estrutura e movimentos da Terra. | Composição do solo. | (PR.EF03CI09.s.3.10) Comparar diferentes amostras de solo do entorno da escola com base em características como cor, textura, cheiro, tamanho das partículas, permeabilidade etc. | (PR.EF06CI.n.6.05) Compreender a ação do intemperismo para o processo de formação e transformação do solo. | (PR.EF06CI12.s.6.04) Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos e reconhecer sua presença e importância na sociedade. |
A CROSTA TERRESTRE | Forma, estrutura e movimentos da Terra. | Formação do solo. | (PR.EF04CI.n.4.19) Reconhecer o processo de formação do solo, suas características e composição, compreendendo sua importância para o ambiente. |
(PR.EF06CI.n.6.05) Compreender a ação do intemperismo para o processo de formação e transformação do solo. |
(PR.EF06CI12.s.6.04) Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos e reconhecer sua presença e importância na sociedade. |
A CROSTA TERRESTRE | Forma, estrutura e movimentos da Terra. | Usos do solo. |
(PR.EF03CI10.s.3.11) Identificar os diferentes usos do solo (plantação e extração de materiais, dentre outras possibilidades), reconhecendo a importância do solo para a agricultura e para a vida. |
(PR.EF06CI.n.6.05) Compreender a ação do intemperismo para o processo de formação e transformação do solo. | |
A CROSTA TERRESTRE | Forma, estrutura e movimentos da Terra. | Degradação do solo. | (PR.EF06CI.n.6.05) Compreender a ação do intemperismo para o processo de formação e transformação do solo. | ||
A CROSTA TERRESTRE | Forma, estrutura e movimentos da Terra. | Conservação do solo. | (PR.EF05CI03.s.5.09) Selecionar argumentos que justifiquem a importância da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, a conservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico. |
(PR.EF06CI.n.6.05) Compreender a ação do intemperismo para o processo de formação e transformação do solo. |
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
DE OLHO NO CÉU | Forma, estrutura e movimentos da Terra. | Instrumentos de observação do céu. |
(PR.EF05CI13.s.5.17) Projetar e construir dispositivos para observação à distância (luneta, periscópio etc.), para observação ampliada de objetos (lupas, microscópios) ou para registro de imagens (máquinas fotográficas) e discutir usos sociais desses dispositivos, associando-os aos tipos de informações que coletam. |
(PR.EF06CI14.s.6.07) Inferir que as mudanças na sombra de um bastão (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol, que podem ser explicados por meio dos movimentos de Rotação e Translação da Terra e da inclinação de seu eixo de rotação em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol. |
(PR.EF06CI13.s.6.06) Selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra em comparação com outros planetas do Sistema Solar. |
DE OLHO NO CÉU | Forma, estrutura e movimentos da Terra. | Instrumentos de observação do céu. | (PR.EF03CI08.s.3.09) Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu. |
(PR.EF06CI14.s.6.07) Inferir que as mudanças na sombra de um bastão (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol, que podem ser explicados por meio dos movimentos de Rotação e Translação da Terra e da inclinação de seu eixo de rotação em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol. |
(PR.EF06CI13.s.6.06) Selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra em comparação com outros planetas do Sistema Solar. |
DE OLHO NO CÉU | Forma, estrutura e movimentos da Terra. | Esfera celeste. |
(PR.EF04CI11.s.4.03) Associar os movimentos cíclicos da Lua e da Terra a períodos de tempo regulares e ao uso desse conhecimento a construção de calendários em diferentes culturas. |
(PR.EF06CI14.s.6.07) Inferir que as mudanças na sombra de um bastão (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol, que podem ser explicados por meio dos movimentos de Rotação e Translação da Terra e da inclinação de seu eixo de rotação em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol. | (PR.EF06CI13.s.6.06) Selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra em comparação com outros planetas do Sistema Solar. |
DE OLHO NO CÉU | Forma, estrutura e movimentos da Terra. | Rotação da terra. | (PR.EF05CI11.d.5.14) Reconhecer os movimentos da Terra, Rotação e Translação, e associá-los aos períodos diários e às estações do ano. | (PR.EF06CI14.s.6.07) Inferir que as mudanças na sombra de um bastão (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol, que podem ser explicados por meio dos movimentos de Rotação e Translação da Terra e da inclinação de seu eixo de rotação em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol. | (PR.EF06CI13.s.6.06) Selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra em comparação com outros planetas do Sistema Solar. |
DE OLHO NO CÉU | Forma, estrutura e movimentos da Terra. | Translação da Terra. |
(PR.EF05CI11.d.5.14) Reconhecer os movimentos da Terra, Rotação e Translação, e associá-los aos períodos diários e às estações do ano. |
(PR.EF06CI14.s.6.07) Inferir que as mudanças na sombra de um bastão (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol, que podem ser explicados por meio dos movimentos de Rotação e Translação da Terra e da inclinação de seu eixo de rotação em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol. | (PR.EF06CI13.s.6.06) Selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra em comparação com outros planetas do Sistema Solar. |
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
OS MATERIAIS |
Técnicas de separação de materiais; materiais sintéticos. Transformações químicas. |
Transformações dos materiais. |
(PR.EF04CI02.s.4.10) Testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade). |
(PR.EF06CI02.s.6.11) Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio etc.). |
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
VIDA, CÉLULA E SISTEMA NERVOSO HUMANO |
Célula como unidade da vida. Interação entre os sistemas locomotor, nervoso e sensorial. Visão e audição. |
Células. | (PR.EF04CI.n.4.14) Reconhecer a célula como unidade básica dos seres vivos, identificando diferentes representações (desenhos, esquemas, maquetes e outras). |
(PR.EF06CI05.s.6.02) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos. |
(PR.EF06CI06.s.6.15) Concluir, com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização. |
VIDA, CÉLULA E SISTEMA NERVOSO HUMANO |
Célula como unidade da vida. Interação entre os sistemas locomotor, nervoso e sensorial. Visão e audição. |
Níveis de organização dos seres vivos. |
(PR.EF05CI.n.5.01) Reconhecer os níveis de organização do corpo humano (célula, tecido, órgão e sistema), identificando as funções dos principais órgãos que caracterizam os sistemas digestório, respiratório e circulatório. |
(PR.EF06CI06.s.6.15) Concluir, com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização. | (PR.EF06CI05.s.6.02) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos. |
VIDA, CÉLULA E SISTEMA NERVOSO HUMANO |
Célula como unidade da vida. Interação entre os sistemas locomotor, nervoso e sensorial. Visão e audição. |
Sistema nervoso. |
(PR.EF05CI.n.5.02) Entender o corpo humano como um todo integrado, organizado e constituído por um conjunto de sistemas (digestório, respiratório, circulatório, muscular, ósseo, nervoso, reprodutor e outros) com funções específicas que se relacionam entre si. |
(PR.EF06CI07.s.6.16) Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções. |
(PR.EF06CI08.s.6.17) Explicar a importância da visão (captação e interpretação das imagens na interação do organismo com o meio e, com base no funcionamento do olho humano. |
VIDA, CÉLULA E SISTEMA NERVOSO HUMANO |
Célula como unidade da vida. Interação entre os sistemas locomotor, nervoso e sensorial. Visão e audição. |
Sistema nervoso. | (PR.EF05CI.n.5.02) Entender o corpo humano como um todo integrado, organizado e constituído por um conjunto de sistemas (digestório, respiratório, circulatório, muscular, ósseo, nervoso, reprodutor e outros) com funções específicas que se relacionam entre si. |
(PR.EF06CI.n.6.21) Estabelecer a relação entre as estruturas de sustentação, sensorial e movimentação nos diferentes grupos animais invertebrados e vertebrados.
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(PR.EF06CI09.s.6.20) Deduzir que a estrutura, a sustentação e a movimentação dos animais resultam da interação entre os sistemas muscular, ósseo e nervoso.
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VIDA, CÉLULA E SISTEMA NERVOSO HUMANO |
Célula como unidade da vida. Interação entre os sistemas locomotor, nervoso e sensorial. Visão e audição. |
Coordenação nervosa. | (PR.EF05CI.n.5.02) Entender o corpo humano como um todo integrado, organizado e constituído por um conjunto de sistemas (digestório, respiratório, circulatório, muscular, ósseo, nervoso, reprodutor e outros) com funções específicas que se relacionam entre si. |
(PR.EF06CI07.s.6.16) Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções. |
(PR.EF06CI08.s.6.17) Explicar a importância da visão (captação e interpretação dasimagens na interação do organismo com o meio e, com base no funcionamento do olho humano. (PR.EF06CI09.s.6.20) Deduzir que a estrutura, a sustentação e a movimentação dos animais resultam da interação entre os sistemas muscular, ósseo e nervoso. (PR.EF06CI10.s.6.24) Explicar como o funcionamento do sistema nervoso e sensorial pode ser afetado por substâncias psicoativas. |
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
OS SENTIDOS E OS MOVIMENTOS | Célula como unidade da vida. Interação entre os sistemas locomotor, nervoso e sensorial. Visão e audição. | Tato, gustação e olfato. |
(PR.EF01CI02.d.1.03) Relacionar as partes do corpo humano com os sentidos, reconhecendo o que podemos perceber por meio deles. |
(PR.EF06CI07.s.6.16) Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções. (PR.EF06CI.n.6.19) Reconhecer a importância das tecnologias relacionadas à visão e à audição para facilitar a vida cotidiana, tais como: guia, piso tátil, alfabeto Braille, lente corretiva, aparelho auditivo, implante coclear, software educacional. |
(PR.EF06CI08.s.6.17) Explicar a importância da visão (captação e interpretação dasimagens na interação do organismo com o meio e, com base no funcionamento do olho humano. (PR.EF06CI09.s.6.20) Deduzir que a estrutura, a sustentação e a movimentação dos animais resultam da interação entre os sistemas muscular, ósseo e nervoso. (PR.EF06CI10.s.6.24) Explicar como o funcionamento do sistema nervoso e sensorial pode ser afetado por substâncias psicoativas.
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OS SENTIDOS E OS MOVIMENTOS | Célula como unidade da vida. Interação entre os sistemas locomotor, nervoso e sensorial. Visão e audição. | Visão. | (PR.EF01CI02.d.1.03) Relacionar as partes do corpo humano com os sentidos, reconhecendo o que podemos perceber por meio deles. |
(PR.EF06CI08.s.6.17) Explicar a importância da visão (captação e interpretação das imagens) na interação do organismo com o meio e, com base no funcionamento do olho humano. (PR.EF06CI.n.6.19) Reconhecer a importância das tecnologias relacionadas à visão e à audição para facilitar a vida cotidiana, tais como: guia, piso tátil, alfabeto Braille, lente corretiva, aparelho auditivo, implante coclear, software educacional. |
(PR.EF06CI07.s.6.16) Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções. |
OS SENTIDOS E OS MOVIMENTOS | Célula como unidade da vida. Interação entre os sistemas locomotor, nervoso e sensorial. Visão e audição. | Audição. | (PR.EF01CI02.d.1.03) Relacionar as partes do corpo humano com os sentidos, reconhecendo o que podemos perceber por meio deles. |
(PR.EF06CI.n.6.18) Compreender a importância da audição na interação do organismo com o meio, bem como seu auxílio na mobilidade. (PR.EF06CI.n.6.19) Reconhecer a importância das tecnologias relacionadas à visão e à audição para facilitar a vida cotidiana, tais como: guia, piso tátil, alfabeto Braille, lente corretiva, aparelho auditivo, implante coclear, software educacional. |
(PR.EF06CI07.s.6.16) Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções. |
OS SENTIDOS E OS MOVIMENTOS | Célula como unidade da vida. Interação entre os sistemas locomotor, nervoso e sensorial. Visão e audição. | Sistema esquelético. |
(PR.EF05CI.n.5.02) Entender o corpo humano como um todo integrado, organizado e constituído por um conjunto de sistemas (digestório, respiratório, circulatório, muscular, ósseo, nervoso, reprodutor e outros) com funções específicas que se relacionam entre si. |
(PR.EF06CI09.s.6.20) Deduzir que a estrutura, a sustentação e a movimentação dos animais resultam da interação entre os sistemas muscular, ósseo e nervoso. (PR.EF06CI.n.6.21) Estabelecer a relação entre as estruturas de sustentação, sensorial e movimentação nos diferentes grupos animais invertebrados e vertebrados. (PR.EF06CI.n.6.22) Conhecer algumas doenças e deficiências que afetam os sistemas ósseo, nervoso e muscular e as tecnologias relacionadas ao funcionamento e tratamento desses, tais como: medicamentos, anabolizantes, drogas, órteses, próteses, exames e outras. |
(PR.EF06CI07.s.6.16) Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções. |
OS SENTIDOS E OS MOVIMENTOS | Célula como unidade da vida. Interação entre os sistemas locomotor, nervoso e sensorial. Visão e audição. | Sistema muscular. | (PR.EF05CI.n.5.02) Entender o corpo humano como um todo integrado, organizado e constituído por um conjunto de sistemas (digestório, respiratório, circulatório, muscular, ósseo, nervoso, reprodutor e outros) com funções específicas que se relacionam entre si. |
(PR.EF06CI09.s.6.20) Deduzir que a estrutura, a sustentação e a movimentação dos animais resultam da interação entre os sistemas muscular, ósseo e nervoso. (PR.EF06CI.n.6.21) Estabelecer a relação entre as estruturas de sustentação, sensorial e movimentação nos diferentes grupos animais invertebrados e vertebrados. (PR.EF06CI.n.6.22) Conhecer algumas doenças e deficiências que afetam os sistemas ósseo, nervoso e muscular e as tecnologias relacionadas ao funcionamento e tratamento desses, tais como: medicamentos, anabolizantes, drogas, órteses, próteses, exames e outras. |
(PR.EF06CI07.s.6.16) Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções. |