Ciências - 6º Ano

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
UM AMBIENTE DINÂMICO Forma, estrutura e movimentos da Terra. Biosfera.

(PR.EF03CI07.s.3.08) Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.).   

(PR.EF06CI11.s.6.03) Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características.

(PR.EF06CI.n.6.01)  Reconhecer que as características da Terra primitiva e a constituição de sua atmosfera possibilitaram a formação dos componentes essenciais para o surgimento da vida.

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
O PLANETA TERRA

Célula como unidade da vida;

Interação entre os sistemas locomotor, nervoso e sensorial.

Visão e audição.

Características da Terra primitiva.

(PR.EF02CI05.s.2.10) Investigar a importância da água eda luz para a manutenção da vida de plantas em geral.

(PR.EF06CI.n.6.01) Reconhecer que as características da Terra primitiva e a constituição de sua atmosfera possibilitaram a formação dos componentes essenciais para o surgimento da vida.

 
O PLANETA TERRA

Forma, estrutura e movimentos da Terra.

Litosfera.  

(PR.EF06CI11.s.6.03)  Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características.

(PR.EF06CI12.s.6.04)  Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos e reconhecer sua presença e importância na sociedade.

O PLANETA TERRA

Forma, estrutura e movimentos da Terra.

Atmosfera.   (PR.EF06CI11.s.6.03) Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características.

(PR.EF06CI.n.6.01)  Reconhecer que as características da Terra primitiva e a constituição de sua atmosfera possibilitaram a formação dos componentes essenciais para o surgimento da vida.

O PLANETA TERRA Forma, estrutura e movimentos da Terra. Formação da Terra.

(PR.EF03CI07.s.3.08) Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.).

(PR.EF06CI.n.6.01)  Reconhecer que as características da Terra primitiva e a constituição de sua atmosfera possibilitaram a formação dos  componentes essenciais para o surgimento da vida.

 
O PLANETA TERRA Forma, estrutura e movimentos da Terra. Formação da Terra. (PR.EF03CI07.s.3.08) Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.).

(PR.EF06CI13.s.6.06) Selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra em comparação com outros planetas do Sistema Solar.

 
O PLANETA TERRA Forma, estrutura e movimentos da Terra. Hidrosfera.

(PR.EF02CI.n.2.09)  Identificar as características (formato, presença de água, solo etc.) do planeta Terra, percebendo que é formado por diferentes ambientes aquáticos e terrestres.

(PR.EF06CI11.s.6.03)  Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características.

 
O PLANETA TERRA Forma, estrutura e movimentos da Terra. Ciclo da água.

(PR.EF04CI.n.4.07) Investigar sobre a distribuição de água no planeta, relacionando a sua importância para a vida na Terra.

(PR.EF06CI11.s.6.03)  Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características.  

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS

A ÁGUA


Substâncias e misturas; misturas homogêneas e heterogêneas.

Técnicas de separação de materiais; materiais sintéticos. 

Transformações químicas.

Elementos químicos.
(PR.EF04CI01.a.4.09)  Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis (por exemplo: solubilidade de seus componentes), reconhecendo sua composição.

(PR.EF06CI.n.6.08)  Conhecer algumas substâncias químicas do cotidiano (H2, CO2, H2O, O2, CH4, NH3), compreendendo que as substâncias são formadas por elementos químicos.


(PR.EF06CI01.s.6.10)  Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia etc.).
A ÁGUA

Substâncias e misturas; misturas homogêneas e heterogêneas.

Técnicas de separação de materiais; materiais sintéticos. 

Transformações químicas.

Elementos químicos.

 

(PR.EF04CI01.a.4.09)  Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis (por exemplo: solubilidade de seus componentes), reconhecendo sua composição.
(PR.EF06CI.n.6.09)  Compreender a diferença básica entre substâncias pura e mistura a partir de suas características macroscópicas.
(PR.EF06CI01.s.6.10)  Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia etc.).
A ÁGUA

Substâncias e misturas; misturas homogêneas e heterogêneas.

Técnicas de separação de materiais; materiais sintéticos. 

Transformações químicas.

Substâncias químicas. (PR.EF04CI01.a.4.09)  Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis (por exemplo: solubilidade de seus componentes), reconhecendo sua composição. (PR.EF06CI.n.6.08)  Conhecer algumas substâncias químicas do cotidiano (H2, CO2, H2O, O2, CH4, NH3), compreendendo que as substâncias são formadas por elementos químicos. (PR.EF06CI01.s.6.10)  Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia etc.).
A ÁGUA

Substâncias e misturas; misturas homogêneas e heterogêneas.

Técnicas de separação de materiais; materiais sintéticos. 

Transformações químicas.

Substâncias químicas. (PR.EF04CI01.a.4.09)  Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis (por exemplo: solubilidade de seus componentes), reconhecendo sua composição. (PR.EF06CI.n.6.09)  Compreender a diferença básica entre substâncias pura e mistura a partir de suas características macroscópicas. (PR.EF06CI01.s.6.10)  Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia etc.).
A ÁGUA

Substâncias e misturas; misturas homogêneas e heterogêneas.

Técnicas de separação de materiais; materiais sintéticos. 

Transformações químicas.

Misturas. (PR.EF04CI01.a.4.09)  Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis (por exemplo: solubilidade de seus componentes), reconhecendo sua composição.
(PR.EF06CI01.s.6.10)  Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia etc.).

(PR.EF06CI03.s.6.12) Selecionar técnicas mais adequadas para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais.

A ÁGUA

Substâncias e misturas; misturas homogêneas e heterogêneas.

Técnicas de separação de materiais; materiais sintéticos. 

Transformações químicas.

Separação de misturas.   (PR.EF06CI03.s.6.12) Selecionar técnicas mais adequadas para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais.

(PR.EF06CI04.s.6.14) Associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico, reconhecendo benefícios, os riscos à saúde e avaliando impactos socioambientais.

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
A CROSTA TERRESTRE Forma, estrutura e movimentos da Terra. Rochas e minerais.   (PR.EF06CI12.s.6.04) Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos e reconhecer sua presença e importância na sociedade. (PR.EF06CI.n.6.05) Compreender a ação do intemperismo para o processo de formação e transformação do solo.
A CROSTA TERRESTRE Forma, estrutura e movimentos da Terra. Tipos de rochas.   (PR.EF06CI12.s.6.04) Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos e reconhecer sua presença e importância na sociedade. (PR.EF06CI.n.6.05) Compreender a ação do intemperismo para o processo de formação e transformação do solo.
A CROSTA TERRESTRE Forma, estrutura e movimentos da Terra. Composição do solo. (PR.EF03CI09.s.3.10) Comparar diferentes amostras de solo do entorno da escola com base em características como cor, textura, cheiro, tamanho das partículas, permeabilidade etc. (PR.EF06CI.n.6.05) Compreender a ação do intemperismo para o processo de formação e transformação do solo. (PR.EF06CI12.s.6.04) Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos e reconhecer sua presença e importância na sociedade.
A CROSTA TERRESTRE Forma, estrutura e movimentos da Terra. Formação do solo.
(PR.EF04CI.n.4.19) Reconhecer o processo de formação do solo, suas características e composição, compreendendo sua importância para o ambiente.

(PR.EF06CI.n.6.05) Compreender a ação do intemperismo para o processo de formação e transformação do solo.

(PR.EF06CI12.s.6.04) Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos e reconhecer sua presença e importância na sociedade.
A CROSTA TERRESTRE Forma, estrutura e movimentos da Terra. Usos do solo.

(PR.EF03CI10.s.3.11)  Identificar os diferentes usos do solo (plantação e extração de materiais, dentre outras possibilidades), reconhecendo a importância do solo para a agricultura e para a vida.

(PR.EF06CI.n.6.05) Compreender a ação do intemperismo para o processo de formação e transformação do solo.  
A CROSTA TERRESTRE Forma, estrutura e movimentos da Terra. Degradação do solo.   (PR.EF06CI.n.6.05) Compreender a ação do intemperismo para o processo de formação e transformação do solo.  
A CROSTA TERRESTRE Forma, estrutura e movimentos da Terra. Conservação do solo.
(PR.EF05CI03.s.5.09)  Selecionar argumentos que justifiquem a importância da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, a conservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico.
(PR.EF06CI.n.6.05) Compreender a ação do intemperismo para o processo de formação e transformação do solo.  

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
DE OLHO NO CÉU Forma, estrutura e movimentos da Terra. Instrumentos de observação do céu.

(PR.EF05CI13.s.5.17)  Projetar e construir dispositivos para observação à distância (luneta, periscópio etc.), para observação ampliada de objetos (lupas, microscópios) ou para registro de imagens (máquinas fotográficas) e discutir usos sociais desses dispositivos, associando-os aos tipos de informações que coletam.


(PR.EF06CI14.s.6.07)  Inferir que as mudanças na sombra de um bastão (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol, que podem ser explicados por meio dos movimentos de Rotação e Translação da Terra e da inclinação de seu eixo de rotação em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol.

(PR.EF06CI13.s.6.06) Selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra em comparação com outros planetas do Sistema Solar.
DE OLHO NO CÉU Forma, estrutura e movimentos da Terra. Instrumentos de observação do céu.
(PR.EF03CI08.s.3.09) Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu.

(PR.EF06CI14.s.6.07)  Inferir que as mudanças na sombra de um bastão (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol, que podem ser explicados por meio dos movimentos de Rotação e Translação da Terra e da inclinação de seu eixo de rotação em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol.
(PR.EF06CI13.s.6.06) Selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra em comparação com outros planetas do Sistema Solar.
DE OLHO NO CÉU Forma, estrutura e movimentos da Terra. Esfera celeste.

(PR.EF04CI11.s.4.03)  Associar os movimentos cíclicos da Lua e da Terra a períodos de tempo regulares e ao uso desse conhecimento a construção de calendários em diferentes culturas.

(PR.EF06CI14.s.6.07)  Inferir que as mudanças na sombra de um bastão (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol, que podem ser explicados por meio dos movimentos de Rotação e Translação da Terra e da inclinação de seu eixo de rotação em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol. (PR.EF06CI13.s.6.06) Selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra em comparação com outros planetas do Sistema Solar.
DE OLHO NO CÉU Forma, estrutura e movimentos da Terra. Rotação da terra. (PR.EF05CI11.d.5.14)  Reconhecer os movimentos da Terra, Rotação e Translação, e associá-los aos períodos diários e às estações do ano. (PR.EF06CI14.s.6.07)  Inferir que as mudanças na sombra de um bastão (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol, que podem ser explicados por meio dos movimentos de Rotação e Translação da Terra e da inclinação de seu eixo de rotação em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol. (PR.EF06CI13.s.6.06) Selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra em comparação com outros planetas do Sistema Solar.
DE OLHO NO CÉU Forma, estrutura e movimentos da Terra. Translação da Terra.

(PR.EF05CI11.d.5.14)  Reconhecer os movimentos da Terra, Rotação e Translação, e associá-los aos períodos diários e às estações do ano.

(PR.EF06CI14.s.6.07)  Inferir que as mudanças na sombra de um bastão (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol, que podem ser explicados por meio dos movimentos de Rotação e Translação da Terra e da inclinação de seu eixo de rotação em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol. (PR.EF06CI13.s.6.06) Selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra em comparação com outros planetas do Sistema Solar.

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
OS MATERIAIS


Substâncias e misturas; misturas homogêneas e heterogêneas.

Técnicas de separação de materiais; materiais sintéticos.

Transformações químicas.

Transformações dos materiais.
 

(PR.EF04CI02.s.4.10) Testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade).

(PR.EF06CI02.s.6.11) Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio etc.).

 

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
VIDA, CÉLULA E SISTEMA NERVOSO HUMANO

Célula como unidade da vida.

Interação entre os sistemas locomotor, nervoso e sensorial.

Visão e audição.

Células.
(PR.EF04CI.n.4.14) Reconhecer a célula como unidade básica dos seres vivos, identificando diferentes representações (desenhos, esquemas, maquetes e outras).

(PR.EF06CI05.s.6.02) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.

(PR.EF06CI06.s.6.15) Concluir, com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.

VIDA, CÉLULA E SISTEMA NERVOSO HUMANO

Célula como unidade da vida.

Interação entre os sistemas locomotor, nervoso e sensorial.

Visão e audição.

Níveis de organização dos seres vivos.

(PR.EF05CI.n.5.01) Reconhecer os níveis de organização do corpo humano (célula, tecido, órgão e sistema), identificando as funções dos principais órgãos que caracterizam os sistemas digestório, respiratório e circulatório.

(PR.EF06CI06.s.6.15) Concluir, com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização. (PR.EF06CI05.s.6.02) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.
VIDA, CÉLULA E SISTEMA NERVOSO HUMANO

Célula como unidade da vida.

Interação entre os sistemas locomotor, nervoso e sensorial.

Visão e audição.

Sistema nervoso.

(PR.EF05CI.n.5.02)  Entender o corpo humano como um todo integrado, organizado e constituído por um conjunto de sistemas (digestório, respiratório, circulatório, muscular, ósseo, nervoso, reprodutor e outros) com funções específicas que se relacionam entre si.

(PR.EF06CI07.s.6.16) Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções.

(PR.EF06CI08.s.6.17) Explicar a importância da visão (captação e interpretação das imagens na interação do organismo com o meio e, com base no funcionamento do olho humano.

VIDA, CÉLULA E SISTEMA NERVOSO HUMANO

Célula como unidade da vida.

Interação entre os sistemas locomotor, nervoso e sensorial.

Visão e audição.

Sistema nervoso. (PR.EF05CI.n.5.02)  Entender o corpo humano como um todo integrado, organizado e constituído por um conjunto de sistemas (digestório, respiratório, circulatório, muscular, ósseo, nervoso, reprodutor e outros) com funções específicas que se relacionam entre si.

(PR.EF06CI.n.6.21) Estabelecer a relação entre as estruturas de sustentação, sensorial e movimentação nos diferentes grupos animais invertebrados e vertebrados.


(PR.EF06CI.n.6.22) Conhecer algumas doenças e deficiências que afetam os sistemas ósseo, nervoso e muscular e as tecnologias relacionadas ao funcionamento e tratamento desses, tais como: medicamentos, anabolizantes, drogas, órteses, próteses, exames e outras.

(PR.EF06CI09.s.6.20)  Deduzir que a estrutura, a sustentação e a movimentação dos animais resultam da interação entre os sistemas muscular, ósseo e nervoso.


(PR.EF06CI10.s.6.24)  Explicar como o funcionamento do sistema nervoso e sensorial pode ser afetado por substâncias psicoativas.

VIDA, CÉLULA E SISTEMA NERVOSO HUMANO

Célula como unidade da vida.

Interação entre os sistemas locomotor, nervoso e sensorial.

Visão e audição.

Coordenação nervosa. (PR.EF05CI.n.5.02)  Entender o corpo humano como um todo integrado, organizado e constituído por um conjunto de sistemas (digestório, respiratório, circulatório, muscular, ósseo, nervoso, reprodutor e outros) com funções específicas que se relacionam entre si.

(PR.EF06CI07.s.6.16) Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções.

(PR.EF06CI08.s.6.17) Explicar a importância da visão (captação e interpretação dasimagens na interação do organismo com o meio e, com base no funcionamento do olho humano.

(PR.EF06CI09.s.6.20) Deduzir que a estrutura, a sustentação e a movimentação dos animais resultam da interação entre os sistemas muscular, ósseo e nervoso.

(PR.EF06CI10.s.6.24) Explicar como o funcionamento do sistema nervoso e sensorial pode ser afetado por substâncias psicoativas.

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
OS SENTIDOS E OS MOVIMENTOS Célula como unidade da vida. Interação entre os sistemas locomotor, nervoso e sensorial. Visão e audição. Tato, gustação e olfato.

(PR.EF01CI02.d.1.03)  Relacionar as partes do corpo humano com os sentidos, reconhecendo o que podemos perceber por meio deles.

(PR.EF06CI07.s.6.16) Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções.

(PR.EF06CI.n.6.19) Reconhecer a importância das tecnologias relacionadas à visão e à audição para facilitar a vida cotidiana, tais como: guia, piso tátil, alfabeto Braille, lente corretiva, aparelho auditivo, implante coclear, software educacional.

(PR.EF06CI08.s.6.17) Explicar a importância da visão (captação e interpretação dasimagens na interação do organismo com o meio e, com base no funcionamento do olho humano.

(PR.EF06CI09.s.6.20) Deduzir que a estrutura, a sustentação e a movimentação dos animais resultam da interação entre os sistemas muscular, ósseo e nervoso.

(PR.EF06CI10.s.6.24) Explicar como o funcionamento do sistema nervoso e sensorial pode ser afetado por substâncias psicoativas.

 

OS SENTIDOS E OS MOVIMENTOS Célula como unidade da vida. Interação entre os sistemas locomotor, nervoso e sensorial. Visão e audição. Visão. (PR.EF01CI02.d.1.03)  Relacionar as partes do corpo humano com os sentidos, reconhecendo o que podemos perceber por meio deles.

(PR.EF06CI08.s.6.17) Explicar a importância da visão (captação e interpretação das imagens) na interação do organismo com o meio e, com base no funcionamento do olho humano.

(PR.EF06CI.n.6.19) Reconhecer a importância das tecnologias relacionadas à visão e à audição para facilitar a vida cotidiana, tais como: guia, piso tátil, alfabeto Braille, lente corretiva, aparelho auditivo, implante coclear, software educacional.

(PR.EF06CI07.s.6.16) Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções.
OS SENTIDOS E OS MOVIMENTOS Célula como unidade da vida. Interação entre os sistemas locomotor, nervoso e sensorial. Visão e audição. Audição. (PR.EF01CI02.d.1.03)  Relacionar as partes do corpo humano com os sentidos, reconhecendo o que podemos perceber por meio deles.

(PR.EF06CI.n.6.18) Compreender a importância da audição na interação do organismo com o meio, bem como seu auxílio na mobilidade.

(PR.EF06CI.n.6.19) Reconhecer a importância das tecnologias relacionadas à visão e à audição para facilitar a vida cotidiana, tais como: guia, piso tátil, alfabeto Braille, lente corretiva, aparelho auditivo, implante coclear, software educacional.

(PR.EF06CI07.s.6.16) Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções.
OS SENTIDOS E OS MOVIMENTOS Célula como unidade da vida. Interação entre os sistemas locomotor, nervoso e sensorial. Visão e audição. Sistema esquelético.

(PR.EF05CI.n.5.02) Entender o corpo humano como um todo integrado, organizado e constituído por um conjunto de sistemas (digestório, respiratório, circulatório, muscular, ósseo, nervoso, reprodutor e outros) com funções específicas que se relacionam entre si.

(PR.EF06CI09.s.6.20) Deduzir que a estrutura, a sustentação e a movimentação dos animais resultam da interação entre os sistemas muscular, ósseo e nervoso.

(PR.EF06CI.n.6.21) Estabelecer a relação entre as estruturas de sustentação, sensorial e movimentação nos diferentes grupos animais invertebrados e vertebrados.

(PR.EF06CI.n.6.22) Conhecer algumas doenças e deficiências que afetam os sistemas ósseo, nervoso e muscular e as tecnologias relacionadas ao funcionamento e tratamento desses, tais como: medicamentos, anabolizantes, drogas, órteses, próteses, exames e outras.

(PR.EF06CI07.s.6.16) Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções.
OS SENTIDOS E OS MOVIMENTOS Célula como unidade da vida. Interação entre os sistemas locomotor, nervoso e sensorial. Visão e audição. Sistema muscular. (PR.EF05CI.n.5.02) Entender o corpo humano como um todo integrado, organizado e constituído por um conjunto de sistemas (digestório, respiratório, circulatório, muscular, ósseo, nervoso, reprodutor e outros) com funções específicas que se relacionam entre si.

(PR.EF06CI09.s.6.20) Deduzir que a estrutura, a sustentação e a movimentação dos animais resultam da interação entre os sistemas muscular, ósseo e nervoso.

(PR.EF06CI.n.6.21) Estabelecer a relação entre as estruturas de sustentação, sensorial e movimentação nos diferentes grupos animais invertebrados e vertebrados.

(PR.EF06CI.n.6.22) Conhecer algumas doenças e deficiências que afetam os sistemas ósseo, nervoso e muscular e as tecnologias relacionadas ao funcionamento e tratamento desses, tais como: medicamentos, anabolizantes, drogas, órteses, próteses, exames e outras.

(PR.EF06CI07.s.6.16) Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções.